Tradicionalmente, o Natal é uma época em que a nostalgia toma conta das pessoas, proporcionando a retomada de boas memórias e tempos de alegria. Mas com um ano tão atípico como foi 2020, as festas de final de ano merecem, ao menos, um visual renovado. E foi isso que a engenheira civil e especialista em arquitetura Janaina Macedo buscou fazer. Responsável por criar uma vitrine de Natal a convite da Sierra Móveis, a profissional apostou em elementos que evidenciassem que o atual momento é ideal para se reinventar e, principalmente, cuidar de quem amamos.
“Este ano nos ensinou a valorizar a família e os entes queridos. Eu quis trazer esse conceito e esse significado para uma data tão especial como é o Natal”. Enquanto todos se acostumam ao “novo normal”, a essência de se sentir em casa permanece a mesma. Receber alguém para celebrar num ambiente tão aconchegante quanto seu carinho por aquela pessoa é uma das chaves para um fim de ano inesquecível.
Para passar sua ideia, Janaina montou uma sala de estar de estilo contemporâneo. “A vitrine simboliza renovação, recomeço e esperança”, ela explica. A cor principal é o preto, presente na parede, nas poltronas, na lareira e no tapete, por exemplo. “O preto é literalmente a ausência de luz, representando o isolamento. E, então, temos o sofá dourado, que traz essa ideia de triunfo, da expectativa para o próximo ano”, ressalta, trazendo à tona a esperança que chega junto com 2021.
A ideia ganha ainda mais profundidade com a presença de um Cambuí francês, árvore de galhos secos levemente pintada de dourado, que ilumina a sala de estar com seu charme e suas luzinhas de Natal. Segundo Janaina, esse é o principal símbolo da renovação no espaço. Além disso, o destaque do quadro “Domingo”, da artista Sila Lima, na parede, é uma explosão de cores. A obra trouxe à memória de Janaina o aspecto familiar das festas de fim de ano e as atmosferas de encontros prometidos para a época de Natal, ainda mais em um ano de distância e isolamento.
"É uma vitrine, então, ela é vista de um ângulo muito específico. Para mim, foi o significado das cores e das peças que se sobressaiu no projeto”, conta. Ela ainda menciona os detalhes natalinos incorporados à decoração: nozes decorando a mesa, luzes e outros elementos sutis que remetem à época que, para alguns, é a melhor do ano. O mobiliário da Sierra Móveis fecha a ideia da composição. Como a marca visa proporcionar uma experiência única a cada cliente, os móveis seguem a necessidade do ambiente selecionado. Dessa forma, modernidade e conforto são as palavras-chave para os móveis e objetos que preenchem a sala de estar que Janaina desenvolveu para este fim de ano.
Para o Natal de 2020, três eventos serão realizados para lançar as vitrines da Sierra. Além da sala de estar de Janaina, outros dois arquitetos ficaram responsáveis por projetar ambientes especiais, utilizando para isso os móveis da marca: Fabio Petillo e Daniele Grani. Os clientes que quiserem se inspirar nas vitrines de Natal podem comparecer à loja da Sierra, que fica na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1941, no bairro Batel. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.