Em meio a correria com trabalho, compromissos com filhos, contas, preocupações com responsabilidades e outras tarefas você já acabou sentindo uma dor de estômago ou de cabeça, por exemplo? É bastante comum que situações de emoções intensas acabam tendo uma relação direta com o nosso corpo.
O estresse, a tristeza, a pressão psicológica ou outras doenças mentais podem causar sintomas físicos que merecem a devida atenção. Esses quadros são conhecidos como doenças psicossomáticas.
Como acontecem as doenças psicossomáticas?
Basicamente, as doenças psicossomáticas são manifestações físicas, como dor de estômago, tremores, dores de cabeça, que têm uma causa psicológica. Qualquer pessoa está suscetível a desenvolver uma doença psicossomática, já que elas são desencadeadas por situações que geram ansiedade, estresse ou tristeza. Seja com muita cobrança e estresse no trabalho, traumas de acontecimentos marcantes, bullying ou ainda depressão ou ansiedade.
Esses sintomas surgem porque o próprio estresse e a ansiedade aumentam a atividade nervosa do cérebro e elevam os níveis de hormônios do sangue. Dessa forma, acabam afetando órgãos com ligação direta com o cérebro, como intestinos, estômago, músculos, pele e coração.
Tenha acesso a médicos especialistas, exames e procedimentos com condições exclusivas com o Sinam.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns e muitas vezes pontuais são aumento dos batimentos cardíacos, tremores, alterações na respiração, enjoos, dor de estômago ou no peito, costas e cabeça. Quem nunca teve algum desses sintomas no dia de uma prova ou reunião importante, por exemplo?
No entanto, em alguns casos eles podem passar a ser recorrentes e com sua persistência é possível que apareçam outras doenças, como gastrite, fibromialgia, psoríase e pressão alta. Casos muito intensos podem até causar infarto, AVC ou convulsões.
Como tratar?
O tratamento é feito de duas formas. Uma delas é tratar os sintomas apresentados, seja com analgésicos, anti-inflamatórios, medicamentos para enjoos ou até atendimento emergencial dependendo da situação. Além disso, muitas vezes é recomendado o uso de calmantes ou antidepressivos.
Mas além do tratamento dos sintomas, é essencial descobrir e tratar a raiz do problema. Por isso, nesses casos é recomendado o acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra, a fim de identificar e tratar as causas emocionais e, consequentemente, aliviar os sintomas físicos.
Para ter um acompanhamento ideal, não deixe de procurar um médico especialista que te indicará o tratamento correto. Com o Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam) você pode ter acesso a médicos especialistas, exames e procedimentos com condições exclusivas. Conheça o Sinam e dê a atenção devida à sua saúde emocional e física.