Um sintoma tão comum como dores nas pernas pode ser sintoma de varizes, mas não necessariamente. As varizes também apresentam outros sintomas e características específicas e muitas vezes podem precisar de acompanhamento e tratamento específicos.
O que são as varizes?
Em primeiro lugar, é importante entender o que são as varizes. Basicamente, elas são veias com problemas de circulação que acabam acumulando sangue. O que acontece é que as veias das pernas levam o sangue de volta ao coração, após ter irrigado os membros inferiores, mas em alguns casos as válvulas responsáveis por retornar o sangue dos pés não funcionam como deveriam e o sangue empoça nas veias.
Dessa forma, as veias ficam dilatadas e deformadas, o que causa inchaço, mudança na cor e sensibilidade da pele e dores e inchaço nas pernas.
Saiba como funciona o Sinam e tenha acesso a médicos especializados por preços exclusivos.
Sintomas das varizes
Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), 38% dos adultos convivem com as varizes. Em geral, elas são mais comuns em pessoas que ficam longos períodos em pé e, nas mulheres, os sintomas podem ser mais intensos durante a menstruação ou gravidez.
Apesar das dores nas pernas serem o principal sintoma de problemas circulatórios, existem diversos outros sintomas causados pela condição. Alguns deles são inchaço (também nomeados como edemas), sensação de queimação, cãibras noturnas e coceira na pele. Além, claro, das típicas alterações na cor da pele, que deixam as veias mais escuras ou arroxeadas.
O Dr. Nerlan Carvalho explica melhor como as varizes podem afetar os membros inferiores nesse texto para o Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam):
Prevenção e tratamento
Algumas formas de evitar as varizes abrangem diversos cuidados gerais com a saúde, como fazer caminhadas e exercícios físicos com frequência, manter o peso dentro do ideal e evitar longos períodos de pé.
Outras formas para combater a dor nas pernas e sintomas das varizes são manter as pernas elevadas por alguns minutos, utilizando meias compressivas e, claro, fazer o acompanhamento e tratamento ideal com um médico especializado, nesse caso um angiologista ou cirurgião vascular.
O Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam) conta com uma rede de médicos especializados para melhor lhe atender. Pagando apenas uma taxa anual você pode ter atendimento particular e realizar exames e procedimentos com preços exclusivos e muito mais acessíveis. Cuide da sua saúde e bem-estar.