Economia compartilhada e sustentabilidade: conheça o papel de uma cooperativa de energia
| Foto:
  • Por Sinergi Cooperativa
  • 15/08/2024 11:18

A economia compartilhada é uma modalidade de consumo colaborativa de serviços qualitativos que aparece como alternativa para redução dos custos em diferentes modalidades de negócios, inclusive o de energia solar compartilhada e compartilhada.

O modelo de economia compartilhada tem o objetivo de promover o uso racional de recursos e, assim, reduzir os impactos ambientais, gerar sustentabilidade e promover transformação social.

Entre em contato com a Sinergi Cooperativa e desfrute dos benefícios da energia solar compartilhada.

O que é a economia compartilhada

Modalidade de consumo colaborativo, onde empresas e pessoas dividem serviços, equipamentos ou espaços, por exemplo, a economia compartilhada ajuda a reduzir custos e impactos ambientais, já que em vez de possuir individualmente o recurso, vários usuários compartilham do mesmo.

O uso de carros por aplicativo é um exemplo de serviço por economia compartilhada, da mesma forma que o compartilhamento de energia solar por meio de cooperativas como a Sinergi.

Economia compartilhada e Energia Solar

Um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que a energia solar compartilhada está em franca expansão no Brasil, com 500 mil unidades consumidoras atendidas por meio de 400 mil sistemas de captação e geração instalados.

Como funciona a geração compartilhada de energia solar?

O compartilhamento de energia solar acontece por meio da geração distribuída (GD), que corresponde à geração de eletricidade gerada por meio da captação da luz solar em painéis fotovoltaicos instalados em um imóvel.

Dessa forma, ocorre a junção de várias unidades consumidoras que dividem os custos relativos à unidade geradora de energia solar. A forma mais prática de aproveitar a energia solar compartilhada é pela adesão ao estatuto social da entidade, que poder ser contratada com associações, consórcios, condomínios ou cooperativas.

Compartilhamento de energia solar

A energia compartilhada é legal no Brasil, desde que seja por meio da modalidade de geração distribuída compartilhada, onde o consumidor não precisa instalar placas solares no local de consumo, de acordo com a Resolução Normativa 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Lei 14.300/2022. 

Quando o consumidor contrata o serviço de energia solar com uma cooperativa como a Sinergi, é feita uma análise do consumo energético do cooperado para poder atender suas reais necessidades. 

Funciona da seguinte maneira: o cliente contrata uma empresa responsável por produzir energia elétrica em uma usina solar e depois injetá-la na rede de distribuição convencional, assegurando os créditos para abater no valor da conta de luz, repassados para o cooperado.

Quando contrata o modelo de energia solar compartilhada, o cooperado pode obter um desconto na conta de luz de até 20%, além dos seguintes benefícios:

  • Uso de uma fonte energética limpa, renovável e sustentável;
  • O compartilhamento energia dispensa os custos de instalação, já que o cooperado só paga pelos créditos usados no mês;
  • Previsibilidade de gastos, já que o cooperado fica isento dos custos das bandeiras tarifárias e também pode contratar uma determinada quantidade de créditos;
  • O cooperado pode aderir à energia solar compartilhada direto no site da empresa, com suporte e manutenção garantidos.

Cooperativa de energia

A Sinergi Cooperativa vem democratizando o acesso à geração compartilhada de energia com sustentabilidade ambiental e financeira, beneficiando consumidores que até então não tinham condições de usufruir dos benefícios da energia solar.

Além disso, a cooperativa também beneficia os cooperados que estão na outra ponta do negócio,, os produtores rurais geradores de energia por meio de pequenas usinas solares instaladas em suas propriedades.

De acordo com João Garcia Filho, presidente da Sinergi Cooperativa, esse modelo de negócio viabiliza uma renda extra no campo e possibilita também que os produtos rurais tenham uma melhor gestão dos custos fixos das propriedades, uma vez que a renda rural é sazonal.

"A Sinergi quebrou tabus que existiam no setor elétrico antes da constituição da cooperativa. Até então, não existia nenhuma cooperativa que fazia o que a Sinergi faz, ou seja, permitir que produtores rurais montem pequenas usinas para ter um benefício financeiro com aqueles geradores", acrescenta João Garcia Filho.

Sustentabilidade e energia 

Além de ser uma fonte limpa e renovável, a energia solar promove a sustentabilidade do planeta, uma vez que proporciona a redução da poluição gerada por outras fontes, como o carvão, e emissão de gases do efeito estufa.

A importância da energia solar para a sustentabilidade

A energia solar é sustentável, pois sua matéria-prima (luz solar) é originada na natureza, permitindo a utilização renovável e abundante, sem prejudicar o meio ambiente.

A eficiência da energia solar possibilita que a geração de eletricidade ocorra de forma econômica e consciente, tanto do ponto de vista ambiental como também financeiro. 

Sinergi Cooperativa: energia solar compartilhada

A Sinergi é muito atuante na representatividade, com atuação em diferentes ocasiões importantes do setor energético como um todo. Um deles foi contra as notificações arbitrárias emitidas pela distribuidora em desfavor dos microgeradores paranaenses.

Segundo o presidente da Sinergi, João Garcia Filho, a promoção do cooperativismo, da economia compartilhada com sustentabilidade financeira e ambiental estão entre os valores da cooperativa.

O dirigente também ressalta que a cooperativa foi construída com o propósito de atender quem não possui condições financeiras para usufruir dos benefícios da geração distribuída de energia solar.

Entre em contato com a Sinergi Cooperativa e desfrute dos benefícios da energia solar compartilhada.

Clique aqui e fale com a Sinergi no WhatsApp!

Siga a Sinergi nas redes sociais:
YouTube | Instagram | Facebook |