Prevenir acidentes de trabalho tem influência direta sobre a produtividade e competitividade das empresas e, por consequência, sobre os custos de produção. “Acreditar e implementar uma cultura de prevenção de acidentes acaba se tornando um excelente investimento, uma vez que, com o aumento de conhecimentos e atitudes preventivas, há redução no risco de lesões, as taxas de incidentes diminuem e, assim, o aumento da produtividade acontece”, afirma Carlos Andre Fiuza, engenheiro de saúde e segurança no trabalho do Sesi no Paraná.
A também engenheira de saúde e segurança da instituição, Alessandra Rolim Pescosolido, enfatiza que além de cuidado com os colaboradores, investir na gestão de segurança e saúde no trabalho traz resultados positivos que refletem no crescimento das empresas que vão além da redução dos acidentes e afastamentos ocupacionais e dos riscos que existem na execução de determinadas atividades e do aumento da produtividade. Também ajuda na motivação da equipe; melhora a imagem corporativa; elimina os problemas com a fiscalização; auxilia sobre a necessidade da utilização de equipamentos de proteção coletiva, de forma preferencial, e de proteção individual, sempre que a coletiva não seja suficiente.
De acordo com os mais recentes dados da Previdência Social, o Paraná é o 4º estado brasileiro no ranking de quantidade de acidentes do trabalho (7,6%), ficando atrás apenas de SP (34,2%), MG (10,3) e RS (8,5%). Em números absolutos, o estado teve quase 45 mil acidentes – os acidentes de trajeto, que representam 16,8% desse total, também devem ser considerados, já que causam afastamentos.
A falta de capacitação, de máquinas e equipamentos adequados, pressão no ambiente de trabalho, ausência ou negligência na fiscalização e não-cumprimento de leis trabalhistas estão entre as principais razões da colocação paranaense, de acordo com os engenheiros. O Sesi no Paraná, que tem como um dos pilares de atuação a segurança e a saúde do trabalhador da indústria, disponibiliza uma equipe multidisciplinar que realiza serviços de atendimento legal às empresas capazes de auxiliá-las efetivamente na prevenção de acidentes de trabalho. São Programas Legais, Laudos, Análise Ergonômica do Trabalho (AET), Higiene Ocupacional, além de serviços customizados de assessoria e consultoria técnica, capacitações e treinamentos de Normas Regulamentadoras.
“Na prática, os serviços auxiliam as empresas no cumprimento legal, dando subsídios para a gestão mais correta, na redução de custos referente ao Fator Acidentário Previdenciário (FAP), índice que serve para flexibilizar as alíquotas da tarifação coletiva de 1%, 2% ou 3% relativas aos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT); entre outros”, afirmam. “No entendimento do Sesi, os investimentos em Segurança do Trabalho são tidos como chave para a promoção do bem-estar mental, físico e social de todos os colaboradores, contribuindo assim para a qualidade de vida, prevenção de riscos, promoção de saúde, gestão do negócio e da informação”, finalizam.
Para saber mais acesse sesipr.com.br/segurancaesaude