Uso da biotecnologia impacta diversos segmentos econômicos| Foto: Adobestock
  • Por Sistema Fiep
  • 11/10/2022 13:08
Ouça este conteúdo

O Relatório de Inteligência Nacional Americano indica que 20% da atividade econômica mundial, até 2040, estará relacionada à biotecnologia. Uma área que pode criar grandes oportunidades também para o setor industrial. Para aprofundar o debate sobre esse tema, acontece de terça a quinta-feira (18 a 20) o 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas com foco em Terapias e Diagnósticos Avançados voltados ao setor da saúde.

Gratuito e em formato híbrido (presencial e on-line), o evento será realizado no Campus da Indústria, em Curitiba. A promoção é da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e do Sebrae/PR, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e Faculdades Pequeno Príncipe, Loccus, PUC/PR e apoio do Tecpar, Fundação Araucária e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O encontro vai reunir pesquisadores, acadêmicos, empresários, representantes da indústria, de startups e profissionais da saúde. Nos três dias, serão apresentadas atualizações e perspectivas sobre terapias e diagnósticos avançados, pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico na área, além de inovações em produtos e processos, informações sobre legislação, fomento, assuntos regulatórios e técnicas relacionadas à medicina de precisão.

O que é biotecnologia

A biotecnologia é uma área transversal que impacta diversos segmentos econômicos. Desenvolve tecnologia a partir de organismos vivos, utilizando processos celulares e biomoleculares para criar ou modificar produtos e trazer soluções para melhorar a vida das pessoas. Pelo fato de ser um dos segmentos mais promissores para o setor industrial, o Sistema Fiep criou a Rota Estratégica de Biotecnologia, que se reúne regularmente com parceiros e profissionais de mercado para debater o tema.

Por meio da biotecnologia é possível, por exemplo, prevenir doenças, melhorar a efetividade de tratamentos, reduzir a gravidade e a mortalidade, além de promover o diagnóstico precoce. Outra aplicação é para reduzir custos, simplificar e acelerar processos de diversos segmentos da cadeia produtiva industrial. A biotecnologia também está presente no desenvolvimento de medicamentos e vacinas, na fermentação de bebidas, destinação de resíduos sólidos e até na produção de novos combustíveis.

O evento é gratuito mediante a doação de um pacote de fraldas para o Hospital Pequeno Príncipe. As inscrições podem ser feitas no site www.erbiotec.com.br, onde também está disponível a programação completa.