Inscrições para o vestibular de verão 2021 das Faculdades da Indústria estão abertas| Foto: Divulgação
  • Por Sistema Fiep
  • 11/11/2020 09:04
Ouça este conteúdo

Os desafios apresentados pela pandemia reforçam a importância de se formar profissionais com habilidades técnicas e emocionais. Com isso, muitas pessoas se deparam com a necessidade de se adaptar a novos modelos de trabalho e reinventar a carreira para atuar em uma nova economia. Vale lembrar que, em 2019, ainda havia déficit de trabalhadores para a indústria: um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 50% das empresas tinham dificuldade em contratar profissionais qualificados.

“Se antes do início da pandemia já havia evidências de que a educação precisava passar por mudanças, meses depois de isolamento social e adaptação na rotina ficou ainda mais claro que não podemos mais utilizar metodologias tradicionais para a formação de profissionais com habilidades para o futuro”, analisa Carlos Eduardo Leite, gerente de Negócios Educacionais e Regulação do Sistema Fiep.

Para promover uma qualificação sólida e contemporânea, as Faculdades da Indústria investem em metodologias inovadoras. Uma das novidades é a Jornada de Aprendizagem. Por meio de percursos educativos vivenciais e interativos, são os estudantes que desenham seus objetivos e aprendizados rumo à carreira que desejam seguir. O objetivo é que eles adquiram experiências reais do dia a dia de trabalho enquanto cursam o ensino superior.

A Jornada de Aprendizagem é aplicada em todos os cursos ofertados pelas Faculdades da Indústria. “Considerando as particularidades de cada curso e os diferentes contextos sociais e profissionais que envolvem o desenvolvimento de competências específicas, queremos propiciar a construção da autonomia do aluno”, complementa Leite.

A metodologia das Faculdades da Indústria visa, também, aumentar a empregabilidade dos futuros profissionais. “O mundo do trabalho exigirá, cada vez mais, pessoas que dominem não apenas conteúdos técnicos específicos de sua atividade, mas que, igualmente, detenham capacidade crítica, autonomia para gerir seu próprio trabalho, que saibam atuar em equipe e solucionar criativamente situações desafiadoras em seu campo de atuação”, finaliza Carlos Eduardo Leite.

Inscrições abertas para cursos de graduação, pós e extensão

O edital para o vestibular de verão 2021 já foi publicado. As inscrições são gratuitas e os candidatos fazem a prova online, no dia e horário de sua preferência. São mais de 1300 vagas em 24 cursos superiores, com duração de 2 a 5 anos, que visam formar profissionais capacitados para atender as demandas atuais e futuras do setor industrial.

Na pós-graduação, há opções de cursos presenciais, semipresenciais e flexíveis, possibilitando que o profissional tenha liberdade para escolher o tema e a modalidade que melhor atendam aos seus objetivos. Também são ofertados diversos cursos de extensão e educação executiva, para quem busca aliar conhecimento e networking para acompanhar as constantes mudanças do mercado.

Mais informações: faculdadesdaindustria.com.br/geracaoi