Prevendo o maior investimento em rodovias do Brasil, colocando a logística de transportes do Estado entre as melhores do país, foi anunciado na última semana o novo modelo de pedágios do Paraná. Construído com a participação do setor produtivo e da sociedade civil, o projeto estabelece reduções nas tarifas que podem chegar a 50% já na licitação dos seis lotes e coloca como obrigação das concessionárias a aplicação de R$ 44 bilhões em obras, incluindo 1,7 mil quilômetros de duplicações, a maior parte nos primeiros sete anos de concessão.
Para o setor produtivo, o modelo apresentado tem potencial para ampliar a competitividade dos produtos paranaenses. “Tarifas menores e estradas melhores reduzirão os custos de transporte para as empresas, tornando o Paraná ainda mais atrativo para investimentos, o que se refletirá em mais empregos e renda”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro.
Sobre o modelo
A concessão paranaense seguirá um critério de menor tarifa de pedágio – um pedido do governo e da sociedade paranaense –, com um aporte adicional crescente de acordo com cada ponto percentual ofertado como desconto. Valores que serão revertidos para o usuário ao longo do contrato, seja com mais obras e melhorias ou até mesmo com novas reduções tarifárias.
Confira no infográfico os principais números do novo modelo: