Com a pandemia de Covid-19, empresas e trabalhadores precisam adaptar suas rotinas e processos
Com a pandemia de Covid-19, empresas e trabalhadores precisam adaptar suas rotinas e processos| Foto: Hoda Bogdan/Adobe Stock
  • Por Sistema Fiep
  • 20/04/2020 00:00

Abril é um mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças em decorrência do trabalho. Com a atual pandemia de Covid-19, empresas e trabalhadores precisam adaptar suas rotinas e processos, sem deixar de priorizar as questões relativas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). De acordo com Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep, “as empresas devem estar atentas e seguir as recomendações dos órgãos competentes para não expor a saúde dos seus colaboradores”.

Para mitigar os riscos da propagação do novo coronavírus, o governo apresentou medidas urgentes, como o Ofício Circular SEI n° 1088/2020/ME, do Ministério da Economia, que orienta e ajuda a minimizar perdas que a empresa possa vir a ter em decorrência da pandemia. “Em relação às exigências de SST, é importante observar que as medidas adotadas não significam que é permitido descumprir as Normas Regulamentadoras. Pelo contrário, estamos vivendo uma situação em que é imprescindível que trabalhadores e empregadores mantenham o foco na prevenção e busquem evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais” explica Rosangela.

Entre as medidas, destaca-se a suspensão da obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto os demissionais. Esses exames deverão ser realizados em até sessenta dias após o encerramento do estado de calamidade pública. Também fica suspensa a obrigatoriedade de treinamentos periódicos e eventuais, que terão noventa dias para serem aplicados a partir da data de retorno das atividades. Neste período, os treinamentos previstos nas NRs, incluindo os admissionais, poderão ser realizados por ensino a distância e caberá ao empregador observar os conteúdos práticos, de modo a garantir que as atividades laborais sejam executadas com segurança.

Para colaborar com a manutenção da saúde dos trabalhadores durante a pandemia, o Sesi no Paraná produziu cartilhas gratuitas com informações relacionadas ao novo coronavírus. “Além de promover ações de prevenção, o Sesi leva informações seguras para a população e para os industriários. Este é um momento crítico para a saúde e também para a economia, por isso, quanto mais preparados e bem-informados estivermos, menor será o impacto quando essa crise passar”, afirma Rosangela.

Todos os conteúdos podem ser acessados gratuitamente em sesipr.org.br/informacoes-sst. Também foi criada uma Central de Saúde com médicos e especialistas do Sesi para tirar dúvidas sobre a Covid-19 pelo WhatsApp (41) 99602-6727 ou pelo email centraldeinformacoes@sistemafiep.org.br.