A inovação auxilia no desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, contribui para a atualização do uso de tecnologias, capacita pessoas e promove avanços em pesquisas. Além disso, melhora a produtividade, permite que a empresa possa atender com mais eficiência às expectativas dos clientes e até ampliar a carteira. O melhor é que o acesso à inovação é democrático, não se restringe a grandes empresas e nem a um determinado segmento. Todos podem e devem inovar.
Para apoiar as indústrias nesse processo, o Sistema Fiep lança a 5ª edição da Bússola da Inovação. A iniciativa é uma ferramenta online gratuita desenvolvida pelo Observatório Sistema Fiep para medir o grau de inovação das empresas e incentivá-las a adotar práticas alinhadas às necessidades do mercado. O objetivo é que possam, a partir do diagnóstico detalhado oferecido gratuitamente, transformar processos, ganhar eficiência e aumentar sua competitividade no curto prazo.
Raio X
Para participar, gestores de indústrias de todos os portes e seguimentos respondem a um questionário que define o perfil inovador da organização. Com este raio x em mãos, a equipe do Observatório avalia o nível de esforços investidos pela empresa e orienta como alcançar melhores resultados.
“As empresas têm acesso gratuito a informações sobre tecnologia, investimentos, equipamentos e métodos ágeis. Mas o diferencial é o compromisso de cada gestor em atuar como agente de transformação nesse processo dentro das organizações”, destaca Augusto Machado, pesquisador do Observatório Sistema Fiep. “Outro ponto importante é não só receber o diagnóstico, mas sair da zona de conforto e fazer uma autoavaliação”, reforça.
Pelo questionário, os gestores sabem como está o nível de esforços, de gestão e os resultados obtidos em seus projetos. Também podem reavaliar seu planejamento estratégico para terem mais segurança na tomada de decisões. “Com os dados em mãos, é possível recorrer a fontes adequadas de crédito, saber em quais tecnologias investir, criar novos produtos, adequar processos para melhorar a gestão. Tudo isso vai gerar um ganho significativo de competitividade”, garante.
Outro benefício da Bússola é que o resultado da pesquisa fica salvo numa plataforma segura e a cada edição é possível comparar a evolução. De quebra, os participantes também recebem sugestões de medidas a serem implementadas para melhorar a performance.
Para quem participa da pesquisa, ficam acessíveis informações estratégicas sobre o negócio baseadas nas questões avaliadas. Entre elas, como reduzir custos sem prejudicar a qualidade dos produtos, como utilizar a inovação para fidelizar e prospectar novos clientes, como agregar valor ao produto por meio de parcerias e negociações, entre outras. As indústrias participantes também recebem auxílio de um especialista para esclarecer dúvidas, têm acesso a parcerias com o ecossistema de inovação do Paraná e podem receber dados do perfil de inovação industrial paranaense, além de convites para eventos e capacitações com especialistas em inovação industrial e acesso a parcerias e descontos para participação em eventos sobre o tema.
O gerente de Inovação e Melhoria Contínua da metalúrgica Schwarz, na região de Curitiba, Rafael Bispo Rodrigues, conta que a Bússola ajudou muito a empresa a direcionar os esforços em tempos de recursos escassos. “A Bússola traz esse olhar mais seletivo para a alta gestão ter foco nos projetos. O diagnóstico apontou quais as iniciativas eram mais transformadoras e que já estavam bem encaminhadas e quais áreas poderíamos otimizar para melhorar os resultados”, destaca.
Na prática, ele lista ganhos financeiros e de cultura dentro da empresa. Entre eles, um programa interno de ideias. “Em dois anos de implantação conseguimos aproveitar de seis a 10 ideias a cada mês. Os profissionais da empresa apresentam a sugestão, avaliamos os ganhos e elas são imediatamente colocadas em prática. No último ano essa iniciativa gerou mais de R$ 1 milhão em recursos para empresa”, comemora.
Para participar, basta acessar a plataforma e responder à pesquisa que está disponível até 30 de setembro: bussolasdaindustria.com.br/inovação