O panorama da indústria da madeira e florestal brasileira será apresentado, nesta terça-feira (13), na 4ª edição do WoodTrade Brazil. Promovido em parceria pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e a Malinovski, o evento acontece no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.
O WoodTrade Brazil reunirá industriais madeireiros, produtores florestais e profissionais ligados ao setor. Na programação, que vai das 9h15 às 17h15, palestras e painéis apresentarão indicadores sobre o cenário atual e projeções futuras do segmento. A intenção é estimular debates sobre as condições de competividade, perspectivas e o potencial dos mercados para diversos produtos da cadeia produtiva da madeira.
O evento abre a programação da Semana Internacional da Madeira (SIM), que segue até sexta-feira (16). Nesse período, também será promovida, no Expo Barigui, a Lignum Latin America, feira que apresenta a profissionais do segmento industrial madeireiro e florestal novidades em tecnologia e soluções produtivas para a transformação, beneficiamento, preservação, energia, biomassa, uso da madeira e manejo florestal.
No mesmo local, entre os dias 14 e 16, acontece ainda o 5º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), promovido pela Abimci. Principal evento de componentes para portas do Brasil, o Encapp apresenta novas soluções de produtos, materiais e tecnologias para portas de madeira, discutindo ainda soluções globais para esse segmento. O Sistema Fiep estará presente com um estande em que serão apresentados os serviços do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, que tem sede em Arapongas e atende indústrias de todo o Paraná.
Importância do setor
Segundo o Estudo Setorial 2022, lançado pela Abimci em agosto, o setor madeireiro gerava 158.972 postos de trabalho no Brasil em 2020. Quando computada toda a indústria de madeira sólida, que também engloba a indústria moveleira, o número sobe para 334.388 empregos. Já o setor de base florestal como um todo, que engloba as indústrias madeireira, moveleira, a silvicultura e os segmentos de papel e celulose, é responsável por 612.527 empregos diretos.
Ainda segundo o Estudo Setorial, a indústria de produtos de madeira processada mecanicamente tem um papel significativo no desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país. O valor bruto da produção da indústria de madeira sólida totalizou R$ 26,8 bilhões no ano passado. Além disso, a balança comercial do segmento totalizou US$ 3,6 bilhões, o que representa 5,8% do total do país. Entre os produtos de madeira sólida que mais se destacam nas exportações brasileiras estão: compensado de coníferas, madeira serrada de coníferas, molduras, portas de madeira, madeira serrada de folhosas, pisos e pellets.