O projeto de um leito hospitalar de UTI, que facilita o cuidado prestado ao paciente para acelerar sua recuperação e reduzir sequelas e óbitos, foi premiado no IF Design Award (International Forum Design) 2023. Considerada o “Oscar” do design, a premiação, organizada na Alemanha desde 1952, atesta excelência em design mundial aos ganhadores. O produto foi desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, de Maringá, em parceria com a AMR Robotics, e inscrito na competição na categoria de medicina e saúde.
O leito robótico foi criado para minimizar os danos à saúde de pacientes imobilizados em leitos de UTI por longos períodos. Devido à pressão exercida pelo contato da pele com a cama, o equipamento auxilia na movimentação do corpo, possibilitando a internação e manipulação de pacientes de forma funcional com ajustes finos de acordo com a característica de cada paciente. O leito robótico também foi projetado para oferecer melhores condições aos cuidadores (médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar).
“Nos baseamos na primeira lei da ergonomia: a melhor posição é sempre a próxima. Ou seja, com a alternância nos pontos de pressão exercidos sobre o corpo é possível evitar o desgaste da pele e dar um maior conforto ao paciente”, explica Carl Kawasaki, designer de produto do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica.
O equipamento tem diversas articulações, que podem ser acionadas para alterar a posição do paciente, ficando até na vertical, o que reativa a circulação no corpo, gerando a ergonomia cognitiva, ou seja, induz o paciente a obter sensação de estar caminhando ou de se levantar, trazendo benefícios ao tratamento. Por conta da movimentação das articulações, o leito faz também a fisioterapia passiva, inclusive de partes específicas do corpo.
Além do IF Design Award, o leito robótico já recebeu outras premiações entre as mais importantes do Brasil. O projeto foi ouro no Prêmio Bornancini de Design, na categoria Design de Produto Profissional; prata no Prêmio Brasil Design Award 2021; e terceiro lugar no Prêmio de design do Museu da Casa Brasileira.
Localizado em Maringá, IST em Metalmecânica possui ampla estrutura para atender as demandas da indústria, desenvolvendo soluções tecnológicas integradas, aplicadas a produtos e processos, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento industrial de pequenas, médias e grandes empresas de vários setores industriais. O portfólio de serviços compreende consultoria especializada, pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos. A equipe do Instituto é formada por especialistas (doutores, mestres e técnicos), com acesso a equipamentos tecnológicos e softwares avançados, o que promove agilidade e qualidade na prestação dos serviços em todas as suas etapas.
A unidade faz parte de uma rede de sete institutos de tecnologia do Senai no Paraná, além de outros dois institutos de inovação, Hub de Inteligência Artificial e Centro de Mobilidade Sustentável. Por meio deste ecossistema de inovação, o Senai no Paraná objetiva apoiar as indústrias na modernização e atualização oferecendo soluções para promover a aplicação da tecnologia de acordo com as demandas de cada empresa.
senaipr.com.br/tecnologiaeinovacao