| Foto:
  • Por Sistema Prover
  • 14/02/2023 15:12
Ouça este conteúdo

É difícil determinar a causa exata dos problemas de uma igreja e o que está impedindo seu crescimento em número de membros, mas é muito possível que a origem dos problemas seja a dificuldade em acompanhar as mudanças do mundo e adaptar-se a essa nova realidade.

Centralizar a gestão administrativa e financeira para um software não parece uma grande ideia para líderes evangélicos mais tradicionais, porém, mudar a mentalidade antiga é um fator crucial entre o sucesso e o fracasso de uma gestão moderna.

Confira abaixo o que impede uma igreja de crescer e como utilizar a tecnologia em prol do aumento de membros e do engajamento deles na comunidade da sua empresa.

O mundo mudou

As igrejas sempre sobreviveram bem usando costumes e formas clássicas de gestão adotadas há décadas, pois as necessidades de atualização eram poucas.

A sociedade nunca viu, no entanto, mudanças ocorrendo com tanta velocidade quanto no século XXI. Tudo mudou com a chegada dos computadores, celulares e sistemas que revolucionaram todos os segmentos. Hoje lidamos com uma sociedade conectada que prefere obter suas informações por dispositivos móveis.

Para igrejas, isso significa uma quantidade de informações muito maior para lidar e novos costumes e necessidades de seus membros. Quer um exemplo simples?

Sua igreja possui um website atualizado? Quando a resposta for “não” é um alerta vermelho de que algo está errado. Boa parte das pessoas usa ferramentas de busca para encontrar um novo lugar de louvor. Elas também preferem conferir informações, como endereço e horários dos cultos, on-line.

Conhecer a igreja é fundamental

O processo de atualização e mudança começa conhecendo sua igreja profundamente. Entenda seus processos, como funciona o cadastro de membros da igreja, seus eventos mais tradicionais e, claro, a comunidade.

É assim que conseguimos determinar onde estão os principais problemas e como algumas tecnologias podem ajudar. Antes de introduzir um sistema de gestão de igrejas vale a pena levantar tudo que acontece nela. Caso contrário, fica difícil encontrar um software que atenda às suas necessidades.

Direito Religioso: a importância de regularizar as igrejas

O que impede uma igreja de crescer

Gerenciar uma igreja não é tão diferente de gerir uma empresa e isso fica muito evidente quando vemos a quantidade de informações com as quais um líder ou gestor cristão precisa lidar.

Informações da ficha de membro da igreja, por exemplo, costumam ficar armazenadas em planilhas do Excel ou livros nas comunidades mais tradicionais. Aí está um grande erro. O volume de dados fica tão imenso e desorganizado que é difícil consultá-lo posteriormente.

Como resultado, temos gestores de igrejas que mal sabem quantos membros possuem. E isso gera mais problemas de planejamento, já que não entendem o perfil de quem frequenta a igreja.

Por isso, pode haver uma comunidade jovem que quase não realiza eventos para esse público ou que atinge mulheres cristãs e não têm lideranças focadas em temas de família e criação de filhos.

A desorganização também é válida para dados financeiros. A falta de controle do dinheiro de uma organização faz com que investimentos saudáveis e sustentáveis na comunidade sejam quase impossíveis.

Tudo para sua igreja em uma única plataforma

Um dos grandes problemas que as igrejas enfrentam é a falta de sistema de gestão especializado que deixe a rotina mais simples e eficiente.

Sem controle de informações, finanças e atividades administrativas, é difícil orientar a comunidade para o crescimento. Alguns gestores mal sabem que precisam melhorar as arrecadações para investir em novos espaços ou melhorar sua divulgação.

A importância da gestão de desempenho na igreja ainda é subestimada. Com líderes preparados e que possuem o auxílio de um sistema de gestão de igrejas a comunidade pode atingir seu verdadeiro potencial na mudança de vidas.

Já imaginou como a rotina seria mais fácil automatizando a organização dos membros da igreja, por exemplo? Além de trazer mais tempo para conectar-se com a comunidade, conversar com membros e estudar as escrituras, essa prática traz mais informações para a tomada de decisão.

É possível saber onde e como investir, quais eventos têm maiores chances de sucesso e muito mais. A Prover proporciona diversas funções que ajudam a igreja a crescer e prosperar por meio de um software e aplicativo de gestão.

Seu uso permite diminuir a burocracia e tempo investido em processos que aconteciam em papéis e planilhas. É uma ótima forma de aproveitar a tecnologia para otimizar o tempo e deixar sua comunidade mais eficiente e unida.

Organize sua igreja, cresça e aumente o número de membros. Fale com o sistema Prover.