Vigília de oração: como incentivar esse costume nas atuais gerações
| Foto:
  • Por Sistema Prover
  • 14/02/2023 14:12

A vigília de oração é um momento especial para a vida de quem frequenta a igreja evangélica e que demanda a dedicação de um tempo especificamente para o louvor e aprendizado da palavra divina. O costume, no entanto, tem caído em desuso entre as gerações mais novas.

Muitas igrejas têm sofrido com a queda no número de pessoas que comparecem ou se interessam pelas vigílias, mas ainda existe esperança para os líderes cristãos. Na realidade, é preciso adaptar a tradição aos novos tempos e oferecer formas para que mais membros participem.

Entenda abaixo como tornar a vigília de oração mais popular com a introdução da tecnologia à rotina administrativa de uma igreja.

Vigília de oração

A vigília de oração, em seu sentido mais tradicional, é uma noite em que o membro renúncia ao próprio descanso e do sono para dedicar-se ao louvor, ao estudo dos textos sagrados, oração e interação entre membros com interesses semelhantes.

Durante muitos anos o costume manteve-se vivo, mas muitos líderes já perceberam que fica cada vez mais difícil reunir um grupo grande de seguidores para orar e louvar. Enquanto eventos mais lúdicos como o retiro de jovens continuam firmes, a vigília precisa de maior cuidado para que a igreja mantenha esse costume tão importante.

Como organizar uma vigília de oração

Organizar uma vigília de oração é simples. Basta definir o tema ou trecho da Bíblia e determinar uma data e horário de início. A dificuldade começa na confirmação da presença das pessoas.

Aqui entra o papel de algumas ferramentas tecnológicas para estimular a oração por parte dos membros. O uso de aplicativos de mensagens, por exemplo, é uma ótima maneira de manter a conexão da comunidade e organizar o evento.

É possível aproveitar algo tão simples como os grupos do Whatsapp para divulgar o programa para vigília de oração. O Spotify também ajuda a criar um momento mais propício para isso. Uma dica interessante para quem quer atingir o público jovem é criar uma lista de reprodução no aplicativo com músicas e cânticos para o momento de meditar e orar.

Dicas para estimular a prática

O roteiro para vigília de oração não precisa ser exclusivamente presencial. É claro que o ambiente da igreja é o melhor proporcionar momentos importantes com a comunidade, mas é possível estender os benefícios da oração aos irmãos que, por algum motivo, não conseguem comparecer.

Que tal aproveitar as ferramentas digitais para enviar versículos para vigília de oração para quem deseja fazer isso à distância? Todos os membros merecem ter seu momento com Deus e o líder consegue orientá-los, mesmo de longe.

Os tempos estão mudando e é papel da igreja aproximar as ovelhas que não conseguem estar presencialmente no templo da palavra divina.

Por isso, um número crescente de igrejas adota um software especializado na gestão de instituições religiosas, o sistema Prover.

Por meio de aplicativos para igrejas que notificam os membros no horário de orar e outras ferramentas administrativas, essa plataforma permite que o líder esteja mais próximo dos demais membros do ministério.

Além de ganhar tempo e praticidade para organizar eventos, ele consegue entender melhor as necessidades dos membros e adaptar costumes e tradições para que todos tenham a possibilidade de participar.

Incentive as tradições na igreja com as facilidades das tecnologias. Entre em contato com o sistema Prover.