Entender qual é a melhor densidade de colchão para o seu biotipo trará mais conforto e estabilidade ao dormir.
Colchões com a densidade ideal proporcionam o correto formato do corpo ao dormir, sem prejudicar ossos ou musculaturas devido a posições ruins durante o descanso.
Dentro do canal da Sleep Home na Gazeta do Povo, você encontra diversos assuntos sobre o setor colchoeiro. Inclusive, um texto sobre a densidade D33. Basta clicar aqui para ter acesso ao material na íntegra.
Aqui, iremos contextualizar o que é uma densidade D45 e para quem é mais indicada.
Acompanhe a leitura.
Densidade de Colchão: Diferença do D33 para o D45
Antes de adentrarmos nas classificações, é preciso termos muito claro o que significa a densidade de um colchão e qual sua função durante o sono.
No contexto dos colchões, o conceito de densidade é uma medida física representada pela massa por unidade de volume. Essa medida é particularmente relevante ao se considerar materiais como espumas - comumente utilizadas na fabricação de colchões.
Geralmente, as espumas são classificadas em diferentes densidades, variando de 18 a 45, com algumas exceções em densidades menores e, menos comumente, densidades maiores, como D80.
É importante ressaltar também que a diferença entre espumas de densidades diferentes não está relacionada à quantidade de espuma em si por metro cúbico, pois ambas ocupam o mesmo volume.
Em vez disso, a diferença reside na quantidade de matéria-prima utilizada na produção, o que influencia o peso e, consequentemente, a qualidade e o preço do produto final.
Espumas com densidade mais alta, como D45, tendem a ser mais pesadas devido à maior quantidade de matéria-prima utilizada em sua fabricação, o que as torna geralmente de melhor qualidade e, proporcionalmente, mais caras.
Quer um exemplo prático? Um colchão de casal com densidade D45 significa que foram aplicados 45 quilos de espuma por metro cúbico.
Outro adendo importante é sobre os modelos que combinam diferentes materiais, como molas e espuma, em sua composição. Assim, ao escolher por produtos com espuma de densidade D45, é necessário ter em mente que não se trata exclusivamente de colchões compostos apenas por essa densidade de espuma.
Além disso, é relevante observar que marcas como Tempur oferecem uma variedade de densidades em seus produtos, incluindo densidades superiores a D45.
Ao considerar a tabela oficial de biotipo do Instituto Nacional de Estudo do Repouso (INER) e regulados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é perceptível que a principal influência para a escolha da densidade correta é a relação peso e altura.
Um colchão de densidade D33, por exemplo, é mais indicado para pessoas de 1,61m a 1,70m, que pesam entre 81kg e 90kg.
Já um colchão com densidade D45 é recomendado para pessoas de 101kg a 120kg que medem entre 1,61m a 1,71m.
Qual a diferença entre colchões D33 e D45? Pessoas com mais massa corporal necessitam de mais densidade no colchão, pois ele será mais resistente quando o peso for aplicado sobre ele.
Vale ressaltar também que esse padrão de peso/altura serve apenas para colchões de espuma. Os que contêm molas levam em conta outras indicações, como o material de fabricação, por exemplo.
Veja também | Guia completo de como dormir bem
Colchão densidade 45: 5 modelos a pronta entrega
Se, após essa explicação, você compreendeu que o colchão D45 é o ideal para você, abaixo traremos uma lista de produtos da Sleep Home.
A empresa é referência no setor e, quando o assunto são colchões de espuma, mantém-se atualizada sobre o que há de mais recente.
Um exemplo disso são os colchões de espuma viscoelástica, que absorveram a tecnologia da Tempur, empresa que desenvolveu a tecnologia para a NASA.
Além da variedade de opções, cores e tecidos, a Sleep Home tem selo de qualidade em todas as entregas que faz, graças às marcas renomadas com as quais trabalha.
Veja alguns exemplos de colchões de casal D45 e D33 abaixo: