Saber como escolher o colchão ideal pode fazer uma grande diferença na qualidade do sono e, por consequência, na saúde em geral. Para um colchão ser adequado, ele deve fornecer suporte para a coluna vertebral, aliviar a pressão sobre as articulações e promover uma boa circulação sanguínea. Além disso, ele deve ser confortável e adaptável às preferências individuais de cada pessoa.
Mas é preciso entender também os perfis diferentes de usuários para se estabelecer qual o colchão mais adequado, o que permite usufruir dos benefícios de dormir bem. Por exemplo: se você é um atleta, que exige demais do seu corpo, precisa de um colchão que ofereça recuperação. O sono com qualidade acelera a recuperação muscular e prepara o corpo para uma rotina de atividade física.
É preciso avaliar também o dia a dia de cada pessoa. Há quem prefira dormir cedo para levantar nas primeiras horas da manhã. Assim como existem pessoas que gostam de ir dormir mais tarde, ou cujo expediente se estende até o fim da noite, e que muitas vezes têm noites mais curtas. Especialistas costumam recomendar noites de sono entre nove e 11 horas para crianças em idade escolar (6 a 13 anos). Já para adolescentes (14 a 17), o ideal são dez horas. Para jovens adultos (18 a 25), entre sete e nove horas por dia. A mesma quantidade de sono é sugerida para adultos (26 a 64). Para os idosos (65 em diante), a recomendação para uma vida saudável é de sete a oito horas por dia.
Ambiente preparado
Outra recomendação para uma noite de sono reparadora é o cuidado com o ambiente. A iluminação é condição inegociável para quem quer uma noite reparadora de sono. Cortinas grossas e escuras, que seguram a claridade tanto das luzes artificiais externas quanto do sol, podem ajudar a manter a iluminação ideal para o repouso. Cuide também da luz instalada no quarto. A luz azul emitida por luzes de led e smartphones é prejudicial ao relógio biológico por reduzir a produção do hormônio melatonina, responsável pela regulação do sono. Para os quartos de dormir, o mais indicado é o uso da luz amarela. Assim, é fundamental, por exemplo, desligar aparelhos eletrônicos. E, se puder, evite aparelho de TV no ambiente.
Manter o quarto organizado é outra dica importante para curtir os benefícios de dormir bem. A melhor circulação no ambiente influencia positivamente no humor e no comportamento. Cuide para que objetos permaneçam guardados em armários, gavetas e caixas organizadoras. Isso contribui para uma noite mais sossegada.
Com essas informações em mente, é possível iniciar a procura pelo colchão que mais se adequa ao seu perfil. Os mais conhecidos e que, geralmente, são as preferências de compra do consumidor, são:
Colchões de espuma de memória: são conhecidos, principalmente, por sua capacidade de se moldar aos diferentes tipos de corpos, oferecendo suporte personalizado e alívio de pressão. Eles também são eficazes em absorver o movimento, o que pode ser benéfico para casais com diferentes padrões de sono.
Colchões de látex: oferecem superfície firme e responsiva que se adapta às curvas do corpo. Também proporcionam um suporte equilibrado e alívio de pressão. Geralmente são hipoalergênicos e duráveis.
Colchões de molas: são conhecidos por sua capacidade de fornecer suporte firme e uniforme, somada à boa circulação de ar para ajudar a manter uma temperatura confortável. No entanto, podem ser menos eficazes em aliviar a pressão em pontos específicos do corpo.
Colchões de espuma: são conhecidos por serem mais firmes e duráveis do que os de espuma de memória. Na maioria das vezes, são mais acessíveis do que outras opções.
Como saber qual o colchão ideal para você?
O colchão ideal varia de pessoa para pessoa, pois depende de diversos fatores, como idade, peso, altura, preferências pessoais e condições de saúde.
Para pessoas mais leves, um colchão mais macio pode ser mais adequado, enquanto pessoas mais pesadas podem precisar de um colchão mais firme para garantir suporte adequado.
Também é importante considerar as questões de saúde, como dor nas costas ou problemas de circulação, que possa afetar a escolha do colchão. Para os idosos, por exemplo, o ideal é o colchão com tecnologia híbrida, que une molas ensacadas e espumas especiais. Em sua estrutura, as molas sustentam o peso da pessoa deitada com firmeza e apoio. A espuma alivia e espalha o peso, o que faz com que o colchão se molde ao corpo da pessoa, oferecendo conforto.
Para os atletas, existem colchões que utilizam fios de carbono em sua estrutura, que facilitam a liberação da tensão corporal após um dia de treinamentos intensos. Com isso, atua também para reduzir o nível de cortisol, o que oferece um sono mais profundo, relaxante e reparador.
Faça um teste
A melhor maneira de escolher um colchão de qualidade e que atenda às suas expectativas é testá-lo pessoalmente, de preferência deitando sobre ele durante alguns minutos, para verificar se é confortável e oferece o suporte necessário.
Na Sleep Home, uma das principais lojas de colchões de Curitiba, é possível escolher um colchão de qualidade, durável e resistente aos desgastes do dia a dia. Isso garantirá um sono saudável e confortável por muitos anos.
Com todos os pontos mencionados, é importante destacar que a escolha do colchão ideal depende das preferências individuais de cada pessoa e das suas necessidades de suporte e conforto. Fazer a escolha correta é ideal para experimentar os benefícios de dormir bem, como mais vigor e saúde para desenvolver as atividades do dia a dia.