O principal objetivo da ortodontia é promover correto crescimento das bases ósseas e alinhamento dentário. Entretanto, também oferece a possibilidade de promover retratamentos. Isto é, novas vias de tratamentos para resolver complicações com o passar do tempo ou que não apresentaram os resultados esperados.
Além de oferecer retratamento para situações que surgem na própria especialidade, a ortodontia também é coadjuvante de outras especialidades, promovendo melhoras funcionais e estéticas.
Nesse sentido, diferentes motivos acarretam a busca por retratamentos. De acordo com especialistas e com base nos quadros clínicos recebidos em seus consultórios, os principais motivos são a falta de capacitação de profissionais, somado a estruturas precárias e materiais de baixa qualidade.
Consultas aprofundadas com o especialista objetivam detalhar e analisar de forma mais apurada as complexidades de cada caso, bem como as limitações impostas pelos tratamentos anteriores. Tudo isso de forma bastante clara e humanizada, proporcionando mais conforto ao paciente e contribuindo significativamente por resultados melhores e estáveis.
Isso reforça a importância da escolha de profissionais capacitados e responsáveis para ampliar condições de êxito nos tratamentos.
No vídeo abaixo, a Dra. Ana Letícia comenta sobre os erros mais comuns cometidos por pacientes quando buscam tratamentos ortodônticos. Confira.
Os principais equívocos cometidos por pacientes e como a ortodontia pode auxiliar em retratamentos.
Ortodontia integrada a outras especialidades
Por conta de sua abrangência, a ortodontia pode contribuir com todas as especialidades odontológicas. A partir de um planejamento dental, as especialidades passam a atuar de forma integrada objetivando resultados ainda mais expressivos. Alguns problemas ou disfunções que podem ser tratados são:
Disfunção temporomandibular: sendo a especialidade que trata dores nos músculos faciais e na articulação mandibular, a ortodontia contribui oferecendo uma oclusão mais estável e correta.
Bruxismo: a atuação do ortodontista junto a outros especialistas se dá por meio de placas oclusais que aliviam as dores e desconfortos ocasionados pelo estresse na musculatura da mastigação.
Periodontia: especialidade responsável por cuidar dos tecidos que estão em volta dos dentes — gengiva e ossos — as correções ortodônticas podem contribuir principalmente pela prevenção de novas complicações.
Prótese e implantes: a ortodontia contribui pela movimentação dentária a fim de abrir espaço para que seja feita a fixação do novo dente, visando a reabilitação estética.
Cirurgia bucomaxilofacial: a atuação conjunta entre as especialidades objetiva o alinhamento dos dentes e correções nas arcadas dentárias, tratando, por exemplo: a mordida aberta, assimetria facial, sorriso gengival, entre outras irregularidades.
A Clínica Solaro possui mais de 11 anos de atuação e é referência em ortodontia em Curitiba. Com espaço amplo e de fácil localização, possui equipe altamente qualificada, buscando levar sempre os melhores resultados aos seus pacientes.
Clique aqui e agende agora sua consulta!