Abrir uma franquia é uma das maneiras mais seguras de começar o próprio negócio. Utilizando o nome de uma marca consolidada e todas as vantagens de um suporte completo para instalar sua loja, as chances de atingir o sucesso são muito maiores em relação a uma empresa construída do zero.
Embora a proposta seja muito atraente, é preciso ter um perfil de investidor específico para se sentir feliz e realizado enquanto franqueado. Será que é o seu caso?
Para te ajudar nessa empreitada, a Spedini Trattoria, nove vezes contemplada com o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), oferece algumas dicas para identificar habilidades indispensáveis no gerenciamento da sua franquia.
Conheça o programa de franquias da Spedini!
Disposição a aderir a procedimentos padrão
Investir em franquias é mais do que apenas pagar pelo uso da marca de uma empresa que já tem tradição no mercado.
Ser franqueado significa administrar uma unidade de um grupo que já tem clientes fiéis e reconhecem de longe os produtos, sabores, opções e padrão de atendimento com que estão acostumados.
Por isso, é importante saber que o empresário do setor de franchising não vai criar processos do zero e sozinho. Para ter sucesso, será preciso se adequar ao sistema existente e trabalhar a inovação e desenvolvimento em conjunto com a franqueadora.
No caso da Spedini Trattoria, por exemplo, um dos pontos fortes do cardápio é a variedade de deliciosos molhos artesanais. A rede oferta todo o treinamento e orientação que o franqueado precisa para proporcionar a mesma experiência gastronômica de alta qualidade com a qual o consumidor já está habituado.
Para facilitar o processo, as duas opções de franquia do grupo, Spedini e It’s Grill, seguem a mesma diretriz, chamada de Suporte 360, que auxilia o franqueado na adoção dos padrões em todos os momentos — da busca pelo ponto comercial até a assessoria pós-inauguração, passando pela montagem e instalação da loja.
Investimento inicial
Como acontece em qualquer investimento, o empreendedor de franchising precisa estar disposto a desembolsar um valor inicial. No caso das franquias, o montante inclui serviços como o treinamento inicial, auxílio na instalação da loja e, é claro, o próprio direito ao uso da marca.
Para a Spedini, as cotas de investimento inicial começam em R$ 350 mil. O esforço, contudo, vale a pena. As franquias do grupo têm um faturamento médio de R$ 140 mil mensais, chegando a mais de R$ 1,5 milhão por ano
Comprometimento com questões contábeis
Fazer uma boa gestão financeira é pré-requisito para qualquer empresa que não queira morrer na praia. Mesmo com um suporte tão completo e eficiente, não é diferente em uma franquia.
Não tem como fugir: é preciso estar disposto a lidar com matemática financeira e se responsabilizar pelo controle das contas e todas as questões tributárias, burocráticas e trabalhistas.
Gestão de pessoas no padrão da marca
A Spedini se destaca pela oferta de treinamento completo para toda a equipe que será contratada pelogestor da franquia. O empreendedor também poderá tirar todas as dúvidas com a assessoria personalizada disponibilizada para cada franqueado.
Durante a rotina de trabalho e atendimento, os franqueados precisam estar dispostos a gerenciar os colaboradores e garantir que todos estejam prestando um bom serviço. Afinal, todos serão responsáveis pela manutenção da imagem tradicional da marca.
Sem medo de crescer
As franquias são formas seguras de crescer enquanto empreendedor e ter um negócio de sucesso.
No cenário em que, de acordo com o Sebrae, 50% das empresas brasileiras quebram antes dos 2 anos de existência, ser um franqueado é ir na contramão e recuperar todo seu investimento inicial em até 36 meses.
Ser franqueado é para quem não tem medo de crescer, evoluir e sair da zona de conforto. Se esse é o seu caso, a franquia pode ser o caminho para alcançar seus objetivos.
Então, não perca tempo: clique e peça uma demonstração das franquias Spedini agora mesmo!