Em 2019, segundo um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil atingiu o número de 52 milhões de brasileiros que possuem negócio próprio. Com o país se firmando no mundo do empreendedorismo, além de negócios totalmente novos, a aposta em franquias vem aparecendo como uma tendência de sucesso.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil faturou R$ 168 bilhões entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020 - 12 meses. Os segmentos que mais faturaram foram o de alimentação, com R$ 41 bilhões; saúde, beleza e bem-estar, com R$ 34 bilhões; e serviços e outros negócios, com R$ 24 bilhões.
Com esses dados, é possível notar que investir em franquias no setor de alimentação é uma escolha rentável e mais segura. Além de ser muito importante para a criação de empregos no país, com 1 milhão de cargos gerados no segundo trimestre de 2020, investir em franquias é a comprovação de que o empreendimento dará resultado.
"Não é tentativa e erro, um processo de descoberta. Abrir uma franquia é começar um negócio com a força de uma marca já consolidada. É um processo com padrão definido que se torna um facilitador para o empresário", afirma a diretora operacional das redes de restaurantes Spedini e It's Grill, Juliana Titon.
Além disso, segundo ela, começar um negócio por meio de uma franquia é também uma opção de investimento financeiro. "Como é um negócio que o empresário toca, ele tem maior influência sobre sua rentabilidade por meio de uma gestão bem feita. O empresário não fica à mercê de algo fora de seu controle", relata Juliana.
A chave para o sucesso
Dois exemplos de investimentos de sucesso no setor são as marcas Spedini Trattoria Expressa e It's Grill. Com vasta experiência no setor de franchising e food service, além de uma equipe multidisciplinar que atende o franqueado em todas as frentes, o candidato tem as ferramentas para tocar seu negócio da melhor maneira possível.
Para os franqueados, as redes oferecem uma estrutura focada em prestar todo o suporte, com diretrizes claras de funcionamento e que agrega agilidade, variedade, facilidade na operação e gestão de custos. Por isso, todos os padrões de marca são estabelecidos pela franqueadora.
Além disso, é feita a qualificação dos franqueados em todas as áreas necessárias para uma gestão 360˚. O suporte vai desde a pré-abertura e construção da loja e tem continuidade com acompanhamento e consultoria vitalícios. O objetivo é a busca constante em apresentar um serviço de extrema qualidade ao consumidor final, independente da unidade em que esteja.
A Spedini, por exemplo, é uma marca que existe há 27 anos. Tradicional, ela trabalha com massas, risotos, saladas e grelhados. Apesar de ter iniciado com a primeira loja em São Paulo, a franqueadora hoje fica em Curitiba. São nove lojas na capital paranaense, com previsão de abertura de mais uma em 2021, uma em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, duas em Santa Catarina e uma em São Paulo.
Já a It's Grill, criada em 2011, surgiu para revolucionar os restaurantes de grelhados e carnes nobres em praças de alimentação de shoppings, sendo a pioneira no setor em Curitiba. Atualmente, há seis lojas da marca na cidade, com a projeção de abertura de mais uma, também na capital paranaense, para o início de 2021.