A marca é a identidade de uma empresa. O sucesso atrelado a um restaurante tradicional não vem somente de um nome que o público reconhece, mas do que o serviço oferecido pelo estabelecimento significa enquanto padrão de qualidade e estilo de vida.
Uma das grandes vantagens de investir em franquias é justamente a padronização. Ao se tornar gestor de uma unidade vinculada a um grupo de peso, vem o benefício de usufruir de toda a popularidade que os produtos da casa conquistaram ao longo dos anos.
No entanto, para repetir a margem de faturamento de outras franquias da mesma marca, é preciso oferecer o mesmo nível de excelência.
Hoje, a Spedini Trattoria, uma das melhores franqueadoras do sul do Brasil, nove vezes chancelada com o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), explica como funciona o processo de formatar uma loja franqueada.
Por que padronizar a franquia?
Pense em um restaurante que você ama e frequenta sempre. Certo dia, ao viajar para outra cidade, decide ir a uma nova unidade da mesma marca. Como cliente assíduo, já espera um determinado protocolo de atendimento, a decoração no mesmo esquema de cores e, é claro, seu prato preferido com o mesmo sabor de sempre.
Se qualquer um desses detalhes for diferente do habitual, sua experiência será prejudicada. Talvez o serviço inusitado sequer seja ruim, mas a quebra de expectativa já irá atribuir uma camada de decepção à sua visita.
Quando uma franquia sai dos trilhos e proporciona uma situação negativa a um cliente, todas as outras lojas da rede podem pagar um preço alto.
O motivo pelo qual marcas clássicas se tornam grandes é a alta qualidade, lapidada com muito trabalho, estudo, erros e acertos.
Quem vai a Spedini, por exemplo, já espera os molhos artesanais preparados diariamente e receitas exclusivas, elaboradas por nutricionistas. Tudo isso chegando à mesa na temperatura ideal, com o atendimento ágil compatível com a praça de alimentação.
Se a sua unidade não conta com as características que conquistaram o coração do público em todas as outras, seu bolso pode acabar pagando a conta.
Produtos e padrão de qualidade
Concordar com a padronização enquanto franqueado significa que todos os processos da loja precisam ser alinhados com a franqueadora.
A Spedini faz tudo para que os franqueados se envolvam nos processos decisórios da marca. Para isso, oferece suporte 360° nas diversas frentes que envolvem o negócio, com treinamentos e com tomadas de decisão em conjunto. O administrador de uma unidade do grupo irá receber apoio constante para absorver toda a cultura da empresa, o que inclui receitas, técnicas de preparo e padrão de atendimento aos clientes.
Para que toda a equipe esteja capacitada a oferecer um serviço de excelência, a franqueadora também treina todos os colaboradores contratados.
Além do atendimento e do preparo das massas com aquele toque tipicamente italiano, os franqueados Spedini também precisam se adequar a outros detalhes indispensáveis.
Ao fechar o contrato, os investidores recebem um documento com a listagem completa de fornecedores que passam pelo crivo da equipe de qualidade. Pratos, talheres, copos, uniformes e até mesmo embalagens para delivery têm especificações definidas em um manual entregue ao gestor.
Esses itens são importantes para preservar detalhes como sabor, textura, temperatura e crocância dos alimentos, principalmente nos pedidos para entrega.
Os franqueados, no entanto, não precisam se preocupar. A rede de restaurantes oferece todo o suporte necessário para que essas regras de adequação sejam seguidas sem dificuldade e disponibiliza uma equipe de atendimento personalizado para ajudar com as dúvidas.
Tire suas dúvidas sobre o sistema de franquias Spedini
Visual também é padronizado
O design da loja e a disposição dos objetos também são orientados pela marca. No caso da Spedini, a empresa se responsabiliza pelo apoio em toda a montagem e instalação da franquia, justamente para poupar o franqueado dessa preocupação e facilitar o processo.
Um detalhe que passa despercebido a muitos empresários é que, no modelo de franquia, o material publicitário e as ações de marketing em redes sociais também são padronizados.
A linguagem verbal e visual utilizada nesses espaços promocionais faz parte do tom de voz da marca — que também é um elemento central para que o público reconheça e se conecte com a empresa.
Por isso, toda a logística é organizada para que as ações de divulgação tenham resultados locais e nacionais. Assim, com a padronização, todo mundo sai ganhando. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a spedini e saiba como se tornar um franqueado