Abrir uma franquia é sinônimo de muitas facilidades para o empreendedor. Afinal, com a ajuda da franqueadora, vários processos operacionais complexos que fazem parte do gerenciamento de um negócio são decididos contando com toda a experiência de uma equipe treinada e experiente, e de processos já bem estabelecidos.
Uma das tarefas que se torna muito mais simples para o franqueado é justamente uma atividade que causa muitas dúvidas no empresário: o ciclo de precificação.
Se você tem ou já teve sua própria empresa, sabe como pode ser complicado definir quanto cobrar por cada produto ou serviço oferecido, e qual é a frequência em que os valores devem ser ajustados.
Hoje, a Spedini, uma empresa com 27 anos de experiência no setor de franchising, explica como funciona o reposicionamento dos valores cobrados no cardápio da rede.
A ciência da reposição de preços em uma franquia
Definir quanto o cliente vai pagar por cada produto ofertado é um processo que exige tempo, observação, estudo e análise de dados. O cuidado de se debruçar sobre os números é a melhor maneira de garantir que os valoresirão continuar vantajosos para todas as partes envolvidas nas transações, mantendo o custo-benefício para o cliente e protegendo a margem dos produtos para o empreendedor.
Ao contrário do que muita gente pensa, precificar não é tarefa de uma vez só. É fundamental que a adequação dos preços seja uma preocupação contínua, revista de tempos em tempos.
Essa demanda surge porque o mercado não é estático. As oscilações no cenário econômico interferem diariamente nas despesas envolvidas na operação de uma empresa. Quem trabalha com comida, por exemplo, precisa ficar de olho nos valores de ingredientes, materiais descartáveis, embalagens, gás, energia, contas fixas… a lista de detalhes que merecem atenção é extensa.
Ao fechar negócio com uma franqueadora de qualidade, o franqueado não precisa se preocupar com esses detalhes. Uma boa marca conta com um time focado em fazer essas análises e padronizar os preços cobrados em todas as unidades.
Na Spedini, a equipe responsável por essa missão é uma força-tarefa formada pelos departamentos de Business Intelligence e Pesquisa & Desenvolvimento. Trabalhando de maneira integrada, os três setores verificam os números de todas as unidades periodicamente, para assegurar que os franqueados estão tendo os melhores resultados possíveis.
Essa estratégia faz parte de uma diretriz da empresa, chamada de data driven — que, na prática, significa que todas as decisões são tomadas a partir de dados, levantamentos e pesquisas criteriosas.
Saiba como ser um franqueado Spedini
Como funciona a precificação na Spedini?
Para a Spedini, os principais KPIs (key performance indicators ou indicador-chave de performance) da rede são o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), que é referente às despesas envolvidas para produzir cada item listado no cardápio a Margem de Contribuição (MC) medida em reais de cada item. O ideal é que o CMV médio geral corresponda a, no máximo, 30% da receita bruta de cada unidade. Porém, produtos de maior valor agregado tendem a extrapolar este valor, que é onde entra a análise da MC para avaliar quanto dinheiro aquele produto deixa no caixa e a definição de viabilidade da venda do mesmo.
Duas vezes por mês, a equipe Spedini analisa esse índice em cada unidade. Se o percentual estiver acima do recomendado, é hora de iniciar uma consultoria na unidade desenquadrada para melhor entender a raiz do problema e desenvolver um plano de ação corretivo.
Dependendo da situação, pode ser necessário aumentar o preço tabelado. Em outras, no entanto, é possível até mesmo diminuir o valor cobrado do consumidor. Uma vez que a proposta de reajuste é formulada, uma comissão composta por vários departamentos da Spedini se reúne para validar a medida.
Contudo, a decisão não é arbitrária. A última etapa para aprovar as mudanças é discutir a questão com todos os franqueados, que também têm vez e voz nesse processo.
Essa preocupação constante com os números é um dos fatores que transformou a Spedini em uma empresa sólida e rentável. Os franqueados da Spedini Trattoria Expressa, marca mais tradicional do grupo, por exemplo, chegam a faturar mais de R$ 1,5 milhão por ano — sem precisar se preocupar com esse tipo de análise mais complexa.
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