Com a crise mundial causada pela pandemia de Covid-19, muitas pessoas e negócios tiveram que se reinventar para continuarem ativos. Não à toa, no ano passado, o Brasil bateu recorde de novos empreendedores.
Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, entre o final de fevereiro de 2020, logo no início da epidemia no país, até o fim de setembro, foram 1,15 milhão de novos pequenos negócios formalizados abrindo as portas.
Quem ainda está buscando por um terreno seguro para expandir seus empreendimentos, mudar radicalmente de área ou encontrar uma nova fonte de renda vai se encontrar no segmento de franquias de food service — setor que já mostra potencial de reaquecimento pós-pandemia graças aos esforços de digitalização e o crescimento do delivery.
Com apoio na infraestrutura e suporte na instalação dos restaurantes, os franqueados ganham terreno com uma vantagem valiosa: a possibilidade de começar sua própria empresa com uma marca já consolidada, sem necessidade de construir uma identidade ou cultivar a confiança dos clientes do zero.
Food service: setor indispensável
Comida é sempre um bom negócio. Afinal, o hábito de frequentar bons restaurantes ou pedir uma comida diferente pelos aplicativos de entregas está diretamente relacionado com duas necessidades indispensáveis do ser humano: se alimentar e ter acesso ao lazer e ao bem-estar.
Buscar opções para comer bem fora de casa é uma preferência que já tem lugar cativo no orçamento das famílias brasileiras. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que um terço das despesas dos núcleos familiares com alimentação no país — ou 32,8% do valor total destinado à comida — é voltado às refeições que não são preparadas em casa.
Não à toa, duas fortes marcas do segmento de franquias de food service, Spedini Trattoria e It’s Grill, desenvolveram formatos de venda sob medida para os hábitos do consumidor local.
A primeira delas, a tradicional rede Spedini Trattoria, com quase 30 anos de público fiel, une dois pontos que asseguram o sucesso: a alta qualidade da gastronomia italiana, com a velocidade de um fast food, imprescindível para a rotina veloz da vida nas cidades.
A segunda é a It’s Grill. Com dez anos de existência, a rede de restaurantes dominou as praças de alimentação levando para dentro dos shoppings carnes nobres a um excelente custo-benefício, em pratos completos para qualquer refeição.
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Suporte na gestão da empresa
Saber como administrar uma empresa não é tarefa fácil — nem para empresários mais experientes, nem para empreendedores de primeira viagem.
Sabendo disso, o grupo detentor de ambas as marcas resolveu adotar uma diretriz colaborativa com seus franqueados. Quem investe em uma franquia dos restaurantes da marca recebe todo o apoio necessário nas etapas do projeto. Para proporcionar essa dinâmica, a empresa abraçou o chamado Suporte 360º.
O programa inclui ajuda na busca pelo ponto comercial ideal, auxílio em todo o processo de montagem da loja, instalação de utensílios obrigatórios, treinamento da equipe contratada e orientações completas para aprender como funciona o processo de preparo artesanal dos carros-chefes dos cardápios.
Depois dessa fase preliminar da estruturação da unidade, o franqueado não fica desamparado. Após a inauguração, as unidades da Spedini Trattoria, bem como da It’s Grill, podem contar com uma assessoria técnica que fica à disposição para prestar atendimento totalmente personalizado ao dono da franquia. Spedini desde o primeiro dia.
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Sucesso que se traduz em números
Com tantos diferenciais em um suporte de alta qualidade, a Spedini se firmou como duas das marcas paranaenses mais fortes do setor de food service. O sucesso foi confirmado pela atribuição do Selo de Excelência da Associação Brasileira de Frachising (ABF), concedido à Spedini em nove edições, entre 2009 e 2020.
A qualidade, contudo, também pode ser medida no bolso do franqueado. Em média, o faturamento mínimo de um franqueado assessorado pela Spedini costuma ser de 1,5 milhão por ano. O investimento inicial é recuperado em até 36 meses.
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