Entre os patrimônios imateriais da Itália, a gastronomia é um dos grandes destaques, senão o principal. Não à toa, a culinária é reconhecida mundialmente e faz sucesso em todos os países onde se instalou. Aqui em Curitiba, essa escola gastronômica é muito bem representada pelo principal restaurante de comida italiana de Curitiba, o Ernesto Ristorante, do renomado chef Dudu Sperandio.
Para reforçar sua relação próxima com a culinária da ‘terra da bota’, a casa lançou este ano o novo Prato da Boa Lembrança. O prato é uma espécie de selo de qualidade "importado" diretamente da Itália, lançado por restaurantes que fazem parte da Associação Dos Restaurantes da Boa Lembrança. O grupo reúne estabelecimentos que primam pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo.
O nome Boa Lembrança não foi escolhido por acaso; a ideia chegou ao Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro da associação. A premissa era oferecer uma peça exclusiva em cerâmica que seria levada para casa depois do cliente comer a refeição em destaque no cardápio do restaurante participante da associação. A ideia foi um sucesso e o Prato da Boa Lembrança é exatamente isso, uma lembrança simpática e agradável, que pode ser colecionada e utilizada como decoração.
O Ernesto Ristorante está entre o seleto grupo de 99 restaurantes do Brasil que fazem parte da associação. Para o chef Dudu Sperandio, é uma honra participar do projeto e contribuir para a cultura gastronômica da cidade e do país. "Neste novo momento, em que já temos um respiro em relação à pandemia, colecionadores do mundo inteiro vêm prestigiar o Prato da Boa Lembrança. Assim, poderemos apresentar a nossa marca e estar na parede das cozinhas e na casa das pessoas, além de poder representar a cultura italiana com qualidade, fazendo com que as pessoas tenham todo ano uma lembrança positiva", diz.
O prato escolhido para acompanhar o item de colecionador é uma homenagem à comunidade de Bolonha, na Itália, lugar que o chef visita todo ano e possui um valor afetivo em sua vida: o Macheroni Alla Bolognese, tradicional macarrão a bolonhesa da casa, é feito com massa fresca e "surpreende pela simplicidade", conta Sperandio. A pintura do prato é feita à mão, com muita destreza, pelo artista Sergio Pires, que já vem fazendo as artes do Prato Boa Lembrança desde 2019, quando o restaurante passou a fazer parte da associação.
Para quem quiser saborear o Macheroni Alla Bolognese e levar para casa uma boa lembrança, a opção está disponível no cardápio pelo preço fixo de R$ 115. O Ernesto Ristorante fica na Rua Myltho Anselmo da Silva, nº 1483, no bairro Mercês. A casa funciona durante o almoço, de terça a domingo, das 11h30 às 15h, e jantar, de terça a sábado das 19h30 às 23h30. Para mais informações, acesse o site do chef Dudu Sperandio ou ligue para (41) 4141-5477. No Instagram, siga @ernesto.risto.
Festival do Mignon do Ernesto Ristorante traz menu completo a R$ 125 por pessoa
Sushiman com experiência internacional assume cozinha do Ken’eki, de Dudu Sperandio
Para um almoço tradicional italiano na correria da semana: Ernesto Ristorante!
Menu Brasilildades: uma viagem pelos sabores do Brasil no Lupita Bistrô Bar