Como são pensados os móveis para pessoas que ressignificaram sua relação com o lar? Essa é uma das reflexões geradas a partir do Salone del Mobile Milano, o Salão do Móvel de Milão, um dos mais prestigiados eventos do setor moveleiro do mundo e que aconteceu em junho deste ano, na cidade de Milão, na Itália. O arquiteto e proprietário do Studio Casa, Eduardo Mourão, acompanhou o evento que dita tendências da arquitetura e do design, e conectou essas aplicações com os projetos nacionais.
Em uma sociedade que ficou marcada por um período intenso de isolamento social, o reflexo na moradia é inevitável. E essa é uma das fortes tendências que Mourão destaca não somente durante o Salão, mas também nos diversos eventos paralelos voltados para decoração que acontecem simultaneamente durante o período na cidade. “Percebemos, nitidamente, que o conforto está em alta. Existe a preocupação em trazer isso para os projetos, mas, claro, com design e elegância. Os produtos devem ser confortáveis e acolhedores para a pessoa que fica mais tempo em casa”, explica o arquiteto.
Outro ponto alto foram as gigantes da moda firmando presença nas coleções para casa. “Uma das grandes atrações deste ano foi a Dolce & Gabbana Casa e a sua nova coleção programada junto com a coleção de moda. Esse movimento foi muito expressivo na cidade. Muitas dessas empresas que tradicionalmente trabalham com moda agora têm um segmento voltado para a casa, como a Louis Vuitton, Prada e Gucci”, conta.
Formas orgânicas
Uma tendência que já não é mais inédita nos grandes eventos - e nem é tão novidade para os projetos no Brasil -, mas que sempre chama muita atenção. Essas são as formas orgânicas no mobiliário do lar. “Principalmente nos estofados e indo até as mesas. Existe um olhar dedicado para essas peças mais orgânicas e arredondadas, ou seja, nada muito quadrado e nem de forma muito rígida. Isso se vê em praticamente todas as coleções”, reforça.
O especialista conta que a tendência já é realidade há algum tempo no Brasil dentre os projetos do Studio Casa. “O que vimos em Milão não é uma completa novidade, mas o bacana é que reforça essa ideia. Especialmente porque quando você começa a trabalhar com esse conceito, muitas vezes o público, sem tanta informação, pode estranhar, e o evento reforça, então, que estamos no caminho certo. É muito legal ver coleções amplas e relevantes abordando esses assuntos”, observa Mourão.
O aço e metal também ocupam espaço de destaque nessa atmosfera sob o tom dourado mais fosco, voltado para ouro velho. “Ele está intenso em todas as coleções. É algo que já foi do passado, mas retorna para revisitar móveis feitos em aço, em estrutura metálica”, explica.
Sustentabilidade
Se Milão é uma distribuidora de tendências, então profissionais dessa área e seus clientes já podem lançar um olhar cuidadoso para aplicar recursos sustentáveis nos projetos de móveis e decoração. Isso porque o tema do evento foi “Design with Nature”, pautando a sustentabilidade e apresentando soluções de design e arquitetura em harmonia com a natureza.
Para Mourão, a preocupação é fundamental e produtos fabricados com materiais ecologicamente corretos devem fazer parte dos projetos. “Todo mundo precisa ter a consciência de que a pauta de sustentabilidade precisa ser tratada para o resto dos tempos. Esses materiais que você consegue substituir, como madeiras naturais, são superimportantes nesse processo. Muitos acabamentos, estofados, tecidos e laminados são feitos com material reciclável hoje em dia, até mesmo de garrafas pet. Com a criatividade de designers, arquitetos e outros profissionais envolvidos nas coleções, isso fica ainda mais aprimorado, com soluções boas”, propõe o profissional.
A sustentabilidade também pode encontrar na tecnologia uma ótima aliada para projetos de casas inteligentes e que, ainda, preservam recursos naturais. “Por exemplo, em um ar-condicionado split. Hoje em dia você tem modelos maravilhosos com uma eficiência muito grande e pouco gasto de energia, colaborando com a reutilização do recurso”, destaca Mourão, que também lembra de outras possibilidades, como o reaproveitamento de água, lâmpadas de LED, dentre outros. “Ao longo desses últimos anos surgiram diversos produtos que facilitam essa colaboração com o meio ambiente para que se possa viver bem e economizando recursos naturais”.
A mensagem do evento que sobressai para o arquiteto é a de que o Studio Casa está no caminho certo, trazendo sempre os conceitos mais atuais para os projetos nacionais. “A participação nesses eventos de Milão reforçou muito essas questões em relação à sustentabilidade e conforto, elementos que já fazem parte dos meus projetos. Mas vejo que, quanto mais a gente se envolve, mais se reforça a preocupação e o conceito em avançar cada vez mais nesse ponto”, finaliza Mourão.
Tudo o que é preciso para criar um ambiente interno confortável e contemporâneo está concentrado no espaço amplo e convidativo elaborado por Eduardo Mourão e sua equipe de designers do Studio Casa, na Al. Dr Carlos de Carvalho, 2.290, Batel. Para mais informações, acesse studiocasa.com.br, e siga no Instagram e no Facebook.