A tendência de minimalismo na arquitetura trouxe um desafio para arquitetos e também instigou a inovação dos materiais já utilizados, para que fossem ainda mais leves e sem ruídos visuais. Nesse cenário, o uso de esquadrias de alumínio mais minimalistas se tornou uma tendência entre os materiais utilizados em projetos desse estilo.
Utilizadas para esquadrias de portas, janelas e divisões internas, o material é muito maleável, podendo ser projetado na forma que mais se adequa ao design do projeto. Ele também é muito escolhido por conseguir dar um acabamento simples e, ainda assim, refinado.
O minimalismo nos pequenos detalhes
A arquitetura minimalista é uma tendência que cresceu muito nas últimas décadas não só como estilo de decoração, mas também em materiais e acabamentos.
É nesse cenário que esquadrias de alumínio têm se destacado.
Elas já têm sido muito utilizadas em projetos de diferentes estilos por sua durabilidade, custo-benefício e modernidade. Mas agora são escolhidas porque a maleabilidade do material torna possível elaborar uma porta ou janela com um acabamento bem mais refinado e leve, com visual mais limpo, integrando ambientes com menos interferência visual, privilegiando, assim, o visual entre os ambientes, com vãos mais amplos.
O desafio de sua utilização é fazer com que o perfil do alumínio apareça cada vez menos, ficando bem discreto dentro da esquadria. Isso traz mais leveza e maior integração dos ambientes, além de ficar com uma estética muito elegante.
É um detalhe, mas que na composição final do projeto faz toda a diferença.
Integração moderna com a natureza
Projetos de construção com estilo minimalista, além da valorização geométrica e do uso de cores neutras, também buscam integrar natureza e modernidade através de soluções simples e inovadoras.
O que isso significa?
Se antes as aberturas (portas e janelas) eram de madeiras ou aços rebuscados, trabalhados e com muitos detalhes, no estilo minimalista a ideia é uma janela grande, se possível do chão, no mesmo nível do piso, ao teto, com o mínimo de interferências aparentes, com o vidro limpo para a vista de fora.
A ideia é criar um campo maior de visão, além da entrada de maior luminosidade ao ambiente. Nada de grades ou janelas com divisórias. O simples aqui é inovador, belo e chique e funcional.
As esquadrias de alumínio cumprem perfeitamente esse papel ao proporcionarem a fabricação de perfis com tamanhos grandes e amplos, sem a necessidade de sustentação com interferências visuais — uma vez que o vidro presente na esquadria já preenche esse espaço.
Esquadrias de alumínio minimalistas: benefícios de forma prática
Para entender de forma mais prática e técnica os benefícios do uso de esquadrias de alumínio para seu projeto com arquitetura mais minimalista, listamos tudo para você.
- Possibilidade de mínima largura dos perfis para aberturas;
- Possibilidade de fabricação com grandes variedade de cores, inclusive ficando ainda mais elegante usando cores neutras como preto, branco e cinza;
- Movimentação suave e segura;
- Materiais duráveis e resistentes aos desgastes do tempo;
- Facilidade de limpeza;
- Ótimo vedação contra ventos e entrada de água;
- Não necessitam manutenção.
Seguindo todos os padrões de qualidade necessários, a Sulinorte é uma empresa brasileira que desenvolve esquadrias minimalistas sob medida há mais de 35 anos. Realizando projetos para todo o Brasil, a empresa é referência em desenvolver projetos modernos e personalizados.
Clique aqui e faça um orçamento diretamente pelo site.
Como utilizar esquadrias de alumínio em projetos arquitetônicos minimalistas
Hospital Regional de Ivaiporã ganha fachada e estrutura moderna para atender a população
Fachadas em esquadrias de alumínio como cartão de visita do projeto
Como definir as esquadrias em alumínio em obras residenciais e comerciais