Profissionais que atuam nas cooperativas paranaenses se reúnem em Curitiba para debater a produção responsável de alimentos sustentáveis.
Profissionais que atuam nas cooperativas paranaenses se reúnem em Curitiba para debater a produção responsável de alimentos sustentáveis.| Foto: C. Vale
  • Por Summit Cooperativas Paranaenses e Sistema Ocepar
  • 24/05/2024 13:30

A produção responsável de alimentos sustentáveis é o tema do Summit 2024, evento promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com a Gazeta do Povo, que acontece na próxima terça-feira (28). O encontro, que acontece no auditório da entidade, no Centro Cívico, em Curitiba, vai reunir especialistas do agronegócio, técnicos de cooperativas e representantes de universidades e instituições parceiras para discutir estratégias para promover práticas agrícolas mais sustentáveis, destacando a importância da cooperação entre os diversos atores do agronegócio e trazendo exemplos práticos que já são implementados no Paraná.

Durante o evento, será apresentada a proposta de Certificação Paraná Cooperativo. Questões como o Plano Safra 2024/2025, manejo do carbono para desenvolver sistemas de produção rentáveis, iniciativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como o Programa Soja Baixo Carbono, e exemplos de projetos que já estão em operação em cooperativas paranaenses estão na pauta da programação do evento.

É o caso do Programa Fazenda Sustentável, da Frísia; Programa Agrária de Gestão Rural, da Agrária; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, da Cocamar; Boas Práticas Agrícolas e Desempenho Econômico, da Fundação ABC. No painel sobre Assistência Técnica, a Coamo irá abordar a assistência técnica sob o aspecto da produção agrícola; a C.Vale trará o enfoque da assistência técnica na integração avícola e a Castrolanda discorrerá sobre a assistência técnica e a agricultura de precisão.

O coordenador de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Silvio Krinski, explica que a proposta do evento é apresentar casos concretos que já estão em funcionamento no Paraná. Segundo ele, nas 62 cooperativas paranaenses existem hoje cerca de 3,7 mil técnicos das áreas agrícola e pecuária envolvidos nesse modelo produtivo. “A assistência técnica e o suporte oferecido são os grandes diferenciais do cooperativismo”, destaca.

Produção

Com uma agropecuária bastante rica e diversificada e 34 municípios listados no clube do bilhão do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP), o Paraná conta com 276.214 propriedades rurais, de acordo com um estudo inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito com base nos dados do Censo 2022.

De acordo com Krisnki, são quase 215 mil produtores ligados às cooperativas. Destes aproximadamente 78% são pequenos produtores rurais.

Durante o evento também acontecerá o lançamento do livro Assistência Técnica e Pesquisa Agropecuária nas Cooperativas Paranaenses, elaborado por profissionais da Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec) da Ocepar, com apoio das cooperativas. A publicação traz um cenário da produção agropecuária no Brasil e no Paraná, faz um resgate histórico sobre o trabalho de extensão rural, da pesquisa agropecuária e mostra o que representa o cooperativismo atualmente nessas áreas, especialmente de assistência técnica aos produtores cooperados.

Serviço

O Summit 2024 acontece na próxima terça-feira, dia 28 de maio, das 9h às 18h, no Auditório do Sistema Ocepar (Avendida Cândido de Abreu, 501). O evento é aberto à participação de cooperativas e demais interessados e as inscrições podem ser realizadas através do link: https://bit.ly/cooperativas-paranaenses