Frescor. Não há nada mais atrativo do que uma maçã bem madura e fresca ou um tomatinho bem vermelho, no ponto para serem degustados. Ou ainda o suco natural da fruta. Foi apostando nesta necessidade que surgiu o conceito Farm to table (ou da fazenda à mesa). O movimento foi criado nos Estados Unidos e hoje já é realidade na Europa. E nada mais é do que reduzir os intermediários entre o produtor e o consumidor fazendo com que os produtos cheguem à mesa em menor tempo, valorizando as propriedades nutricionais e o sabor.
Oferecer alimentos frescos no varejo sempre foi um desafio. Afinal, a estrutura das redes é gigante e a qualidade dos produtos in natura sempre esteve ligada às condições de relacionamento, controle e logística entre os produtores e o ponto de venda.
Mas, há quatro anos, o Grupo Muffato resolveu mudar isso. Regionalizou sua estrutura de compras, agilizando o transporte e aproximando-se de seus parceiros. Como resultado, a rede se tornou a primeira do país a aderir à tendência mundial de investir cada vez mais no frescor dos alimentos. É o conceito Fresh, uma marca da rede.
É possível “ver” esse frescor. No setor de hortifrutigranjeiros, um nebulizador funciona todo o tempo, gerando microclimas – gotinhas caem sobre as verduras e conservam as folhas, que ficam como se ainda estivessem no campo, com mais “vida” e sabor.
Mas não é somente ali que se encontra o “farm to table” nas unidades do Grupo. No setor de carnes, as peças são desossadas na própria loja. Tudo isso manuseado sob rígidas normas de higiene e saúde.
A aposta no conceito fresh também tem o objetivo de propiciar uma alimentação mais saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para e Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) definiram que o ideal é que as pessoas consumam, no mínimo, 400 gramas de frutas ou hortaliças por dia em cinco ou mais dias da semana. Mas, de acordo com estudo realizado pelo Datafolha, frutas são consumidas por 99% dos entrevistados, mas somente 39% deles consomem estes alimentos todos os dias. Verduras e legumes são consumidos por 96% das pessoas, mas também com pouca frequência – 45% dos participantes disseram incluir verduras na dieta todos os dias.
O setor ‘Saudáveis’ do Grupo Muffato ganha cada vez mais espaço. A rede oferece uma série de itens orgânicos, sem conservantes, sem adição de açúcar, integrais, sem glúten, sem lactose, produtos veganos, com redução de sódio e muito mais. É a seleção ideal para quem busca uma alimentação balanceada ou tem que seguir uma dieta com restrições, como celíacos e diabéticos.