Hambúrguer, queijo, maionese, leite vegetal, snacks. Quem adota a alimentação vegana (livre de qualquer produto que contenha ingredientes de origem animal) ou mesmo a vegetariana (livre de carnes) muitas vezes se deparou com alguma dificuldade para encontrar variedade destes produtos. Mas esse cenário está mudando.
E quem ainda pensa que os vegetarianos e veganos são poucos, está muito enganado. No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência. Na Região Metropolitana de Curitiba esse percentual sobe para 16%, um dos maiores do Brasil. E esses percentuais cresceram 75% em relação ao ano de 2012. São quase 30 milhões de brasileiros.
E não é só. O movimento de busca por uma alimentação mais natural é acrescido pelo chamado público flexitariano. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, esse novo consumidor consome menos produtos de origem animal por causa da preocupação com a saúde.
A busca pela orientação
Preocupado em atender a esse público que só cresce, o Grupo Muffato reforçou a oferta de produtos vegetarianos, veganos e naturais. As seções de ‘Saudáveis’ oferecem, por exemplo, hambúrguer de berinjela com castanha, snack de ervilha com azeite e alho, maionese vegana, queijo de castanha, bolinho de grão de bico. Isso somente em produtos pré-preparados e prontos.
No setor de leites vegetais são mais de dez marcas. No segmento a granel é possível encontrar uma grande variedades de castanhas. E não há como deixar de falar do setor de hortifrutigranjeiros, já que o Grupo Muffato segue o conceito Farm to Table, que preconiza aproximar o produtor do consumidor final – fazendo com que os produtos cheguem à mesa mais frescos e saborosos.
Quem está iniciando neste fase mais saudável ou apenas quer tirar uma dúvida, pode contar com o apoio de uma nutricionista, que fica sempre no setor. A nutricionista Cristina Gonçalves, do Super Muffato do Juvevê, ressalta que o setor de saudáveis também traz novidades para o público que necessita de dietas mais restritivas, como os diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose e que tem APLV (alergia à proteína do leite).
O Grupo Muffato é o número um do Paraná no segmento de supermercados e a quarta maior rede do país. São 64 lojas entre varejo (Super Muffato) e atacarejo (Max Atacadista). O Super Muffato foi a primeira empresa a trazer o autocaixa para o Brasil há oito anos e a lançar em 2019 a tecnologia do Shop & Go que permite a compra pelo celular em loja física sem fila e 100% autoatendimento.