Mais de 12 milhões de brasileiros têm diabetes no Brasil de acordo com dados do Ministério da Saúde. A doença celíaca, causada por intolerância ao glúten, acomete cerca de 2 milhões de brasileiros segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). Até pouco tempo atrás, essas pessoas – que na maioria das vezes possuem uma dieta mais restritiva – não tinham muitas opções de lugares nos quais podiam adquirir produtos especiais.
Mas isso vem mudando. Um exemplo é o Grupo Mufatto que sempre investiu na linha de produtos saudáveis e para dietas especiais e agora criou um setor específico para esses itens, integrando inclusive produtos gelados e congelados. A loja da rede em Santa Felicidade, por exemplo, possui o maior setor de saudáveis do País, com itens para todos os tipos de dietas e preferências gastronômicas.
Além disso, algumas lojas da rede têm espaços para alimentos que prezam pela saudabilidade e uma nutricionista à disposição para orientar e tirar dúvidas. Cristina Gonçalves, nutricionista do Super Muffato da Alberto Folloni, no Juvevê, conta que os clientes procuram cada vez mais orientações sobre produtos sem lactose, veganos e zero açúcar. “Mas as dúvidas mais frequentes são sobre os alimentos sem glúten. Temos muitos clientes que saem do consultório médico e vêm direto para o nosso supermercado com indicação dos próprios profissionais de saúde porque temos um leque de opções muito grande”, diz.
Mais benefícios
As pessoas têm priorizado produtos que reforçam a imunidade, assim como alimentos mais naturais. Os dados são da pesquisa Dinâmica de Consumo Recalibrada num Mundo Alterado pela COVID-19, do Instituto Nielsen.
O setor de saudáveis do Muffato atende ainda quem procura levar uma vida mais natural e também veganos (que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal). Somente em bebidas vegetais, são cerca de dez marcas e para todos os gostos: adoçada, sem adição de açúcar, saborizadas, bebidas mistas e até em pó.
Quem gosta de castanhas, pode se deliciar com a parte do setor dedicada aos itens a granel. “Há uma variedade de castanhas, amêndoas, nozes, frutas secas, aperitivos como amendoim de diversas formas, milho, sementes de abóbora, além de alguns temperos”, comenta Cristina.
E outra boa notícia. Apesar do setor ter aproximadamente 20% de produtos importados, a quantidade de marcas nacionais cresce a cada dia. “É importante destacar que nosso setor de saudáveis traz sempre novidades para o público que necessita de dietas mais restritivas, como os celíacos, os intolerantes à lactose e as pessoas que tem APLV (alergia à proteína do leite)”, completa a nutricionista.
Neste momento de pandemia, o Grupo Muffato está seguindo as orientações das autoridades de saúde e tomou diversas providências para proteger seus clientes e colaboradores. Entre elas, aferição da temperatura na entrada, barreiras de acrílico nos caixas, luvas e máscaras aos colaboradores, álcool em gel em pontos da loja e demarcação da distância de dois metros entre as pessoas.
Quem prefere receber as suas compras em casa, têm à disposição o Delivery. E há ainda a opção do Click&Colleck, em que o cliente compra pelo site ou aplicativo e retira os produtos com segurança na loja.