Para quem busca mais saúde e qualidade de vida, saber escolher os alimentos para compor sua dieta é uma prática essencial. Neste cenário podem surgir algumas dúvidas relacionadas aos termos ‘’Alimentos Naturais’’ e ‘’Alimentos Industrializados’’. Neste conteúdo, vamos explicar para você as principais diferenças entre essas duas categorias. Confira!
O que são alimentos naturais?
Para explicar o que são alimentos naturais, vamos utilizar o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, que nos ajuda a entender um pouco mais sobre as diferenças entre os alimentos.
Neste guia, os alimentos são divididos em três tipos: in natura, processados e ultraprocessados.
Os alimentos in natura (ou naturais) são aqueles que você encontra diretamente na natureza, como legumes, verduras, carne fresca, frutas, nozes e castanhas. Eles não passam por nenhum processo de transformação depois de colhidos ou obtidos dos animais.
Já os alimentos processados são feitos a partir de alimentos in natura ou minimamente processados, com a adição de ingredientes como sal, açúcar ou outros para melhorar o sabor ou a durabilidade. Exemplos incluem queijos, pães, sardinhas enlatadas e até mesmo frutas em calda.
Mas, é interessante saber que alguns alimentos in natura podem passar por alguns processos, mas esses processos não alteram muito suas características físicas e nutricionais. São coisas como:
- Pasteurização, que é uma forma de aquecimento para matar bactérias e tornar o alimento mais seguro.
- Lavagem, para tirar qualquer sujeira ou resíduos.
- Remoção de partes que a gente não come, tipo cascas ou sementes indesejáveis.
- Moagem e secagem, que podem ser usados para fazer farinhas, por exemplo.
- Refrigerar ou congelar, para manter o alimento fresco por mais tempo.
- E a fermentação, que é quando microorganismos bons são usados para transformar o alimento, como no caso do iogurte.
- Esses processos são bem leves e não tiram o que é bom nos alimentos, só ajudam a conservar e preparar eles de maneira segura.
Inclusive, estes processos são essenciais para uma maior segurança alimentar. Para além dos processos, é preciso que a indústria responsável tenha um compromisso com a higiene e qualidade dos processos. Por exemplo, a Tainá Alimentos, é uma distribuidora curitibana que possui processos e testes rigorosos para garantir que os alimentos naturais sejam próprios para consumo.
Na hora de escolher um produto, dê preferência para marcas de confiança e transparentes com seu processo de produção, como é o caso da Tainá Alimentos. Assim, você garante mais saúde e qualidade para sua família.
Qual a diferença entre alimentos naturais e industrializados?
Entender a diferença entre alimentos naturais e industrializados, especialmente no caso dos alimentos processados e ultraprocessados, pode ser um desafio durante as compras. Mas você sabe, uma maneira prática de distinguir entre eles é dar uma olhada no rótulo.
Quando você vê uma lista imensa de ingredientes, incluindo coisas que normalmente não temos em nossa cozinha, como "emulsificantes" ou "óleos interesterificados", é um sinal de que o alimento é ultraprocessado.
Além disso, existe outra grande diferença entre esses dois tipos de alimentos. Os ultraprocessados podem mexer com os mecanismos do seu corpo que controlam a sensação de saciedade e o apetite.
Isso pode te levar a comer mais calorias do que o necessário, o que não é legal quando estamos pensando em manter o peso saudável. Além disso, esses alimentos têm alguns truques, como o sabor modificado para parecer incrivelmente saboroso. Isso pode nos fazer comer mais do que deveríamos, quase como se fossem viciantes.
Veja também | Passo a passo de como montar uma Loja de Produtos Naturais
Agora que você sabe as diferenças entre alimentos naturais e industrializados, você poderá fazer escolhas alimentares mais conscientes. Se você está um pouco perdido sobre como adotar uma alimentação saudável, é uma ótima ideia procurar a ajuda de um especialista.
Eles podem avaliar sua situação, levando em conta suas características físicas e histórico médico, e te dar orientações sobre quais alimentos e quantidades são melhores para você em cada refeição. E é sempre bom lembrar que cada pessoa é única, então o que funciona para um pode não funcionar para outro. É um caminho para uma alimentação mais saudável e adequada a você.
Para conhecer alguns exemplos de alimentos saudáveis, confira um portfólio completo em alimentos naturais clicando aqui.
Com informações de Ministério da Saúde