‘’Você é aquilo que você come’’. Esta famosa frase é muito utilizada por aqueles que querem
conscientizar sobre o universo da alimentação saudável. Afinal, os alimentos impactam diretamente nossa qualidade de vida. Neste debate surge também a discussão de alimentos processados, ultraprocessados e naturais. Para ajudar você a compreender as diferenças, neste conteúdo vamos explicar brevemente a diferença entre eles, para que você tome decisões mais conscientes. Preparado? Confira!
Veja também | Qual a forma correta de guardar produtos naturais? Saiba como manter o frescor dos alimentos
O que é um alimento processado?
De maneira simples, um alimento processado são alimentos que tiveram seu estado original alterado por algum processamento.
Essa nomenclatura é utilizada para se referir aos alimentos da indústria que receberam adição de açúcar, sal, ou outra substância com o objetivo de torná-lo agradável ao paladar.
Mas, estas modificações não são tão severas como ocorre nos alimentos ultraprocessados, que serão abordados no próximo tópico.
Os alimentos processados normalmente contém mais açúcar, sal e óleo, do que sua forma natural, e portanto, devem ser consumidos com moderação. Além disso, por serem processados eles tendem a perder seus nutrientes naturais que contribuem para nossa saúde.
Veja alguns dos exemplos de alimentos processados:
- Pães
- Queijos
- Cereais matinais
- Carne defumada
- Legumes e frutas congeladas
- Farinhas
- Especiarias no geral
- Chás a granel
- Café
- Arroz
- Feijão
Vantagens do processamento de alimentos:
- Prolongar a vida útil do alimento - a grande vantagem é diminuir o desperdício do alimento a partir do seu armazenamento adequado.
- Acessibilidade - por serem feitos em larga escala, esses itens tendem a serem mais acessíveis financeiramente.
- Conveniência - pessoas muito ocupadas podem se beneficiar com a conveniência, uma vez que, estes alimentos são pré-preparados/cozidos, e embalados.
Desvantagens do processamento de alimentos:
Além da perda de alguns nutrientes, a composição do açúcar, sal, e, algumas vezes, gorduras trans, podem causar risco ao sistema cardiovascular, aumento do colesterol e da pressão arterial.
Técnicas de processamento de alimentos:
- Aquecimento;
- Armazenamento;
- Congelamento;
- Defumação;
- Desidratação;
- Emulsificação;
- Fermentação;
- Fatiamento;
- Filtragem;
- Fritura;
- Moagem;
- Mistura;
- Pasteurização;
- Pressurização;
- Separação mecânica.
Além dos alimentos processados também temos a classificação ‘’Alimentos in natura’’ e ‘’Ultraprocessados’’. Vamos ver as diferenças?
Qual a diferença entre alimentos processados, ultraprocessados e naturais?
Os alimentos ultraprocessados são alimentos que passaram por diversos processos e técnicas de processamento e são os mais prejudiciais à saúde humana.
Inclusive, pesquisadores da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) em parceria com pesquisadores de Harvard demonstram uma associação entre o desenvolvimento de câncer com o consumo diário de alimentos ultraprocessados.
Além disso, alguns estudos mostram uma relação de alimentos processados com aumento e desenvolvimento de diabetes, infarto, derrame e depressão.
Veja alguns exemplos de alimentos ultraprocessados:
- Salgadinhos;
- Biscoitos recados;
- Suco de pacotinho;
- Balas;
- Nuggets, salsichas e embutidos;
- Pizzas e hambúrgueres congelados.
Já, os alimentos naturais, são aqueles que você deve priorizar sempre quando o assunto é a sua saúde e a saúde dos seus filhos. Estes alimentos são aqueles que passaram por nenhum ou quase nenhum processo de industrialização e refinamento.
Exemplos destes alimentos:
- Frutas frescas
- Vegetais Frescos
- Carnes frescas
- Nozes e sementes cruas
- Grãos inteiros
Além de serem menos calóricos, são livres de aditivos químicos e conservantes que alteram sua aparência, sabor e estrutura. Mas o principal, é que eles estão associados a um menor risco de doenças crônicas.
Para uma alimentação saudável, é importante consumir alimentos naturais ou minimamente processados.
Por exemplo, a Tainá Alimentos, é uma indústria de alimentos naturais que trabalha com produtos minimamente processados em uma série de categorias de produtos, entre elas, oleaginosas, frutas secas, farinhas, grãos, temperos e chás.
Além disso, a marca conta com processos atestados pela empresa Food Company, que liderada pelo engenheiro Jayme Azevedo, fazem da Tainá Alimentos, uma empresa livre de glúten.
Portanto, para uma alimentação saudável, procure marcas como a Tainá Alimentos em lojas de produtos naturais, que possuem o compromisso com a entrega de alimentos saudáveis, minimamente processados e naturais. Para conhecer um pouco mais do processo de qualidade da empresa, clique aqui.
Com informações de
- Composition differences between organic and conventional processed foods: a meta-analytical study
- Association of ultra-processed food consumption with colorectal cancer risk among men and women: results from three prospective US cohort studies