Quando você escolher ingerir um alimento industrializado, tome muito cuidado. A principal dica é atenção redobrada à leitura do seu rótulo.
Foi pensando nisso que criamos este material. Nele, você será capaz de:
- Entender o que é um alimento industrializado;
- Por que ele é pouco indicado para consumo;
- O que deve ser sinal de alerta em seu rótulo;
- Como substituir produtos industrializados pelos mais saudáveis.
Para saber mais, continue a leitura.
O que é um alimento industrializado?
Basicamente, eles são o oposto dos produtos naturais. Alimentos industrializados passam por várias etapas de produção, as quais adicionam ingredientes e químicos em alimentos naturais.
Os ingredientes mais incluídos são sal, açúcar e gordura.
Essa transformação é feita para que o alimento dure mais. Além disso, os alimentos industrializados podem vir semi prontos ou totalmente finalizados para consumo.
Seu principal objetivo é facilitar a alimentação das pessoas, sem precisar passar horas na cozinha. Mas isso tem um preço: alimentos industrializados, quando consumidos em excesso, resultam em dieta pouco nutritiva e muito calórica.
Em outras palavras, causam a saciedade, porém, não são benéficos para o bom funcionamento corporal.
É por esse motivo que o consumo de alimentos industrializados não é indicado. Entretanto, se optar por ingeri-los, você precisa saber o que está presente em sua composição.
É aí que entra a importância de ler o rótulo de alimentos industrializados.
Veja mais dicas sobre isso abaixo.
Como ler o rótulo de um alimento industrializado?
Vale ressaltar que a leitura de um rótulo não muda. Ela será a mesma para produtos naturais ou industrializados.
O grande sinal de alerta para os alimentos com adição de químicos são as quantidades presentes em cada item da tabela nutricional.
Entre os ingredientes que devemos ficar de olho, estão: açúcares, sal e gorduras.
Para aprender como ler um rótulo da maneira correta, basta clicar aqui.
Cuidados com alimento industrializado
Além dos cuidados rotineiros que são verificar a validade, a aparência do produto e se a embalagem está fechada adequadamente, as mensagens dos produtos também devem ser avaliadas.
Sejam imagens, símbolos ou textos é preciso ficar atento a como essa composição é feita. Afinal, ela pode induzir que um produto é natural, mesmo não sendo.
Quer um exemplo prático? A foto de uma fruta na embalagem de um suco, por exemplo, induz que aquele produto é natural, que contém o suco da própria fruta. No entanto, ao verificar com mais cuidado sua composição, percebe-se que é um alimento industrializado.
A dica de ouro para reduzir as consequências dos alimentos industrializados no seu organismo, é optar por uma alimentação com produtos naturais.
E a Tainá Alimentos pode auxiliar você nessa jornada! A empresa oferece produtos minimamente processados e garante a preservação da maioria dos nutrientes originais, encontrados nos ingredientes naturais.
Além disso, a marca é comprometida com a segurança alimentar. Com isso, a indústria produz alimentos livres de contaminação cruzada, entregando opções saudáveis e confiáveis para consumo.
Ao escolher produtos da Tainá Alimentos, você não apenas fortalece seu compromisso com uma alimentação natural, mas coloca em prática uma escolha consciente em prol da sua saúde a longo prazo.
Entre no site da empresa e descubra os benefícios de ficar longe de produtos industrializados.