Você já sabe que o inglês é importante para o futuro do seu filho, abrindo diversas oportunidades culturais e profissionais. Mas e quando chega a hora de escolher a melhor metodologia de ensino de inglês?
Entre escolas “bilíngues” e cursos de inglês, cada uma tem características específicas de ensino e consequentemente nos resultados. Entenda as principais diferenças:
Escolas bilíngues
Com a
demanda crescente de ser fluente em inglês, a maioria das escolas, assim como
as editoras, adaptaram seus currículos, materiais e carga horária para
se intitularem bilingues.
Atualmente, quase todas as escolas têm um projeto bilíngue, onde a criança tem as mesmas aulas de inglês tradicionalmente oferecidas, com o mesmo número de alunos nas turmas (normalmente acima de 30) e os mesmos professores.
Há uma resolução em tramitação do MEC para regulamentar e diferenciar os diversos projetos bilíngues das escolas verdadeiramente bilingues.
Para ser bilingue, as escolas deverão apresentar um currículo único e contratar somente professores graduados nas áreas afins, com pós-graduação ou especialização em Educação Bilíngue e certificado de proficiência em inglês nível B2 (o mesmo exigido nos colégios europeus) para as disciplinas ministradas na segunda língua.
“O currículo bilíngue deve ser necessariamente oferecido a todos os estudantes. Quando o currículo bilíngue for oferecido de modo optativo, na forma de atividades extracurriculares ou complementares aos estudantes, a escola não se enquadra como escola bilíngue”, diz a resolução que será homologada pelo MEC.
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Cursos de inglês
Os cursos de inglês também não têm regulamentação específica. São muitas escolas com diferentes metodologias. A recomendação é que os pais verifiquem os resultados de cada escola, a qualificação de professores e a carga horária total do curso, que não deve ser inferior a 600 horas-aula.
São menos alunos nas turmas, e os professores são especializados somente no ensino do inglês. As crianças aprendem sem focar especificamente em gramática e ortografia, as atividades são mais lúdicas e contextualizadas no que as crianças demonstram ter mais interesse.
Com a proposta de inglês de imersão, as crianças menores (de 7 a 9 anos) contam com 4 horas de aula divididas em 2 encontros semanais recheados de atividades divertidas dentro e fora da sala de aula. o principal foco é o aprendizado do idioma, da cultura de outro país e da comunicação. O processo de aprendizado se dá da mesma forma que a língua materna, com a criança sendo exposta e tendo interações em inglês com colegas e professores.
Nesse caso, o desenvolvimento se dá de forma mais espontânea, conforme o ritmo da criança, abrindo possibilidades de aprender expressões do dia a dia, com atendimento mais individualizado das necessidades. A Talken garante por contrato a todos os alunos que terminam o curso, o nível B2 no CEFR (Common European Framework of Reference).
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