As Cataratas em Foz do Iguaçu são uma das mais belas paisagens do Brasil. Estima-se que o ponto turístico receba uma média de 1,6 milhão de pessoas por ano.
O alto número de visitantes se deve à impressionante dimensão das quedas d'água. Outro quesito que chama atenção são suas características peculiares, como o fato dela fazer parte de dois países ao mesmo tempo: Brasil e Argentina.
São inúmeras as particularidades que fazem das Cataratas do Iguaçu um local tão procurado por turistas.
Separamos neste artigo as principais curiosidades sobre o local e por que você deve acrescentar Foz do Iguaçu a sua wishlist de viagens. Confira!
Cataratas em Foz do Iguaçu: 6 curiosidades sobre o local
As Cataratas em Foz do Iguaçu são um ponto turístico de enormes proporções, guardando consigo muitas curiosidades. Confira os principais tópicos que as fazem tão especiais.
- Localização
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina, na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, Brasil, e Puerto Iguazú, na província de Misiones, Argentina.
A maior parte das Cataratas do Iguaçu está localizada do lado argentino da fronteira. Cerca de 80% das quedas d’água estão dentro do Parque Nacional Iguazú, na Argentina. A parte restante está no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. Ambos os locais oferecem vistas espetaculares.
2. Patrimônio mundial
Tamanha beleza e singularidade fizeram com que as Cataratas do Iguaçu fossem reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1984, tanto no lado brasileiro quanto no argentino.
O ponto turístico também foi escolhido como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo em um concurso global de votação que ocorreu entre 2007 e 2011. A seleção foi organizada pela New7Wonders Foundation, uma organização suíça sem fins lucrativos, que conduziu uma campanha de votação pública global para determinar as Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
O processo de votação envolveu a participação de milhões de pessoas em todo o mundo, que puderam votar em seus locais naturais favoritos pela internet, telefone e mensagens de texto.
3. Tamanho
Suas proporções fora do comum também são um ponto que chama muito a atenção dos visitantes. As Cataratas do Iguaçu compreendem aproximadamente 275 quedas d'água, com uma largura total de aproximadamente 2,7 quilômetros.
A maior queda individual é conhecida como "Garganta do Diabo" (ou "Garganta del Diablo", no lado argentino), com aproximadamente 82 metros de altura.
Durante a estação chuvosa, elas podem atingir um volume de água de até 12.750 metros cúbicos por segundo.
4. Flora e fauna
A região das Cataratas do Iguaçu abriga uma grande variedade de flora e fauna, incluindo muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como onças-pintadas, jaguatiricas e harpias.
Os guarda-rios, que são pequenos pássaros coloridos, são uma das espécies que mais chamam a atenção no local, e podem ser vistos voando próximos às quedas d'água.
Suas cores, junto ao arco-íris que se forma em dias ensolarados, tornam a beleza das Cataratas do Iguaçu um show sem igual.
5. Ecoturismo
Para quem gosta de aventuras, o ecoturismo é muito divertido. Uma maneira emocionante de experimentar as Cataratas do Iguaçu é fazer um passeio de barco que chega próximo o suficiente para sentir a névoa das quedas d'água.
E para quem gosta mais de uma aventura em terra firme, ao redor das Cataratas existem diversas trilhas, com direito a um espetáculo garantido pela vida selvagem e vegetação exuberante.
6. Hidrelétrica
A cidade também abriga a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, que está localizada próxima às Cataratas. O local contribui significativamente para a geração de energia na região e oferece passeios guiados. Os visitantes podem conhecer suas instalações e aprender sobre a produção de energia hidrelétrica.
Durante a visita, os turistas têm a chance de fazer um tour pelas instalações da usina, incluindo o vertedouro, as comportas, as turbinas e as salas de controle. Há também um centro de visitantes com exposições interativas sobre a história e a operação da usina, bem como informações sobre energia renovável e conservação ambiental.
Visite Foz do Iguaçu
Suas características impressionantes, beleza sem igual e importância para o povo da região tornam as Cataratas do Iguaçu um dos melhores destinos para visitar no Brasil.
Além das Cataratas, Foz do Iguaçu também proporciona aos seus turistas uma recepção acolhedora, boa gastronomia, diversas outras opções de passeios, oportunidade de consumo de produtos importados (considerando que é uma cidade de tríplice fronteira) e muito mais.
Agora que você descobriu todas as maravilhas que pode encontrar na cidade, é hora de fazer reserva no melhor hotel da região, o Tarobá Hotel.
Em uma localização central, o Tarobá Hotel proporciona fácil acesso a todos os principais pontos. Com a possibilidade de hospedagem e alimentação individual ou em grupo, você garante um excelente custo-benefício para aproveitar o seu passeio.
Para tornar a sua viagem mais agradável, o atendimento humanizado é garantido, atendendo a todas as suas necessidades de maneira acolhedora.
Clique aqui e use o cupom GAZETA10 para ter 10% de desconto em toda a sua estadia.