| Foto: Shutterstock
  • Por Tarobá Hotel
  • 02/04/2024 18:40
Ouça este conteúdo

O Paraguai é um território muito visitado pelos brasileiros. É dono de belas paisagens, mas o que mais chama a atenção dos turistas é o comércio.

O país vizinho oferece preços mais competitivos que os vistos no Brasil, devido ao seu sistema de tributação única, o IVA (Impostos sobre Valor Agregado). O valor desse imposto não é cobrado para estrangeiros que estão de visita, o que pode baratear em até 10% do valor de cada produto.

O país aproveita essa circunstância para direcionar seu comércio ao público brasileiro. Para isso, os varejistas realizam propagandas nas fronteiras e colocam vendedores que falam português em suas lojas.

Seja para passear ou para comprar, o Paraguai é um ótimo local para visitar, principalmente pelo fato de ser possível atravessar a fronteira de carro ou ônibus e por não ser necessário visto ou passaporte para turismo.

Se você está planejando viajar, confira aqui nossas dicas sobre o Paraguai!

Quer passear em Foz do Iguaçu? Clique aqui e entre em contato com a Combo Iguassu e garanta 10% de desconto no valor do ingresso de atrações com o cupom GAZETA10!

7 Dicas para visitar o Paraguai

Embora seja uma região vizinha que recebe muitos turistas brasileiros, ainda assim o Paraguai é um local estrangeiro, que fala outra língua e que precisa da sua atenção em alguns quesitos. Para tornar sua viagem para lá mais tranquila, confira nossas dicas abaixo.

  1. Documentos necessários

Atualmente, para entrar no território do Paraguai ou Argentina é aceito RG (com menos de 10 anos de expedição), CNH válida ou passaporte dentro do prazo de validade. Se deseja ir em busca de estudos, trabalho ou moradia, é preciso apresentar passaporte e, em alguns casos, visto também. Ao visitar a região, certifique-se de ter seus documentos em ordem.

2. Moeda

A moeda oficial do Paraguai é o Guarani. Lá é possível usar o dinheiro local ou pagar com cartões internacionais. Outra moeda muito aceita por lá é o dólar americano. Na dúvida do que levar, tenha um pouco de dinheiro em espécie e cartão desbloqueado.

3. Documentação de compra

A localidade é muito procurada devido a sua vantagem econômica na compra de produtos gerais, como perfumes, maquiagens, roupas e eletrônicos.

Ao adquirir produtos no Paraguai, especialmente eletrônicos, certifique-se de ter a documentação adequada (notas fiscais) para evitar problemas ao retornar ao Brasil. Pode ser necessário a apresentação na fronteira.

4. Comércio

O comércio é muito amplo. Caso tenha tempo para aproveitar, visite o máximo de lojas que puder para encontrar bons produtos e valores melhores. Uma dica é acessar o site Compras Paraguai para encontrar lojas de confiança e boa reputação.

Caso você tenha apenas um dia para aproveitar e queira fazer compras, o Mercado de Ciudad del Este possui muita variedade de itens como eletrônicos, cosméticos, roupas e mais. Atente-se apenas a produtos com valores muito abaixo do padrão. Eles podem ser cópias falsificadas e de baixa qualidade.

5. Pontos turísticos

Nem só de comércio vive o Paraguai. O país também possui lindos pontos turísticos para você visitar e apreciar, como a Ponte da Amizade, o Marco das Três Fronteiras e a Mesquita Árabe. Uma dica é contar com ajuda do Combo Iguassu que pode descobrir os melhores roteiros para você, como o City Tour Ciudad del Este com parada no Parque Salto Monday  e parada para compras.

A culinária da região também é muito saborosa, não deixe de experimentar a gastronomia em restaurantes locais. Os principais pratos de lá são a chipa, a sopa paraguaia e os assados de carne.

6. Idioma

A língua oficial do país é o espanhol e alguns povos também usam o guarani. A depender da região que você planeja ficar, ter uma breve noção desses idiomas pode facilitar a sua estadia.

7. Hospedagem

Economizar é sempre a melhor opção, não é? Para isso, uma ótima ideia é hospedar-se no Brasil mesmo. 

Foz do Iguaçu fica na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Ao hospedar-se na cidade é possível ter fácil acesso aos três países, inclusive aumentando suas possibilidades de passeio. 

Ao repousar em Foz você aproveita bons preços e o bom atendimento que só os brasileiros oferecem.

Outra vantagem é que alguns hotéis em Foz, como o Tarobá, oferecem serviço de transfer, que proporciona muito mais conforto e praticidade para a sua viagem.

Pretende viajar ao Paraguai? Hospede-se no Tarobá Hotel!

Preços justos, boa comida, quartos confortáveis, serviço de transfer e atendimento humanizado: tudo isso você encontra no Tarobá Hotel. 

Localizado em uma região central de Foz do Iguaçu, o Tarobá Hotel permite visitar toda a cidade, as Cataratas, Paraguai e Argentina, com facilidade. 

As acomodações podem ser reservadas de maneira individual ou em grupo, assim como as refeições podem ser servidas da mesma forma.

Clique aqui e use o cupom GAZETA10 para ter 10% de desconto em toda a sua estadia. 

Garanta o melhor para a sua viagem, faça sua reserva no Tarobá Hotel!