A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realiza desde 2015 a "Troca Solidária". O projeto socioambiental atende moradores das ilhas na região de influência direta da TCP e troca resíduos recicláveis por alimentos, produtos de limpeza e higiene a valores abaixo dos praticados no mercado.
As trocas de recicláveis por alimentos e outras mercadorias acontecem em sete ilhas de Paranaguá. No caso de ilhas mais afastadas, os resíduos são recebidos por uma embarcação itinerante que atraca nos trapiches, funcionando como ponto de coleta e como mercado, contendo os produtos organizados em seu interior. Para cadastro no programa, as famílias podem comparecer nos trapiches em dias de troca ou, no caso da Ilha dos Valadares, nas Associações de Moradores do bairro.
O ponto de coleta adicionado mais recentemente está localizado na Ilha dos Valadares, que já possuía dois pontos. Ele foi inaugurado em 25 de julho de 2023, devido à demanda das famílias. Para o superintendente institucional da TCP, Allan Chiang, a adição deste novo ponto é positiva: "a Troca Solidária atende centenas de famílias e proporciona a elas acesso a alimentos e outros produtos por um valor até 40% abaixo do mercado. A ampliação do programa para uma nova unidade reforça o compromisso e esforço do terminal em promover a educação ambiental e o bem-estar das comunidades parnanguaras."
A troca dos resíduos recicláveis acontece de maneira simples: nos pontos de coleta, o material reciclado é pesado e convertido em moeda social, usada para comprar alimentos e itens de necessidade básica, que são comercializados com preços até 40% abaixo do valor regular de mercado. Os resíduos recolhidos são levados posteriormente até a Associação de Catadores e Recicladores Nova Esperança, localizada na Ilha de Valadares.
A Troca Solidária é executada em parceria com a empresa Acquaplan e atua na conscientização das comunidades insulares da região de Paranaguá para a prática da separação de resíduos sólidos recicláveis. Apenas em 2022, 80 toneladas foram coletadas. Desde o início do projeto, mais de 332 toneladas foram recicladas.
Novidade nas Moedas Sociais
Com o objetivo de facilitar as trocas, a TCP está implementando moedas sociais físicas no Programa Troca Solidária. Com esse novo projeto, ao realizar a troca de materiais recicláveis, os moradores poderão escolher entre realizar a troca pelos produtos do mercado ou receber, em moedas sociais, o valor referente aos seus itens.
Serão cinco cédulas no valor de 1, 2, 5, 10 e 50 reais solidários e quatro moedas no valor de 5, 10, 25 e 50 centavos solidários. A implementação das moedas possibilitará aos moradores um melhor gerenciamento e planejamento de suas trocas de materiais recicláveis.