Nossa cidade é conhecida por seu clima imprevisível — que nos faz tirar e colocar roupas ao longo do dia, aumentar e diminuir o ar-condicionado, entre outras rotinas. Mas além disso, um atributo importante para comprar um apartamento em Curitiba é o conforto térmico. Ou seja: o equilíbrio das temperaturas no imóvel, em qualquer estação do ano.
O conforto térmico é influenciado por vários fatores, como a qualidade dos materiais usados na construção do imóvel ou a disposição da planta do apartamento em relação às correntes de ar e ao sol. Se isso não for bem pensado pela construtora, você sofrerá com mais frio no inverno ou mais calor no verão — ou terá que gastar mais energia para ficar confortável.
Isso posto, também é possível otimizar o conforto térmico no apartamento com mudanças simples na decoração. A seguir, mostramos dicas para todas as situações: aquecer no frio e refrescar no calor. Afinal, em Curitiba, é possível sentir muito calor em agosto ou ser pego de surpresa por uma frente fria em janeiro!
Como aquecer o apartamento no inverno ou dias frios
A primeira receita para aquecer o apartamento é investir em um aquecedor ou condicionador de ar com essa função, certo? A questão é que esses aparelhos consomem bastante energia e recursos naturais, então é interessante pensar em soluções além deles. Confira 4 dicas:
- Invista em luminárias e lâmpadas com luz quente e amarelada;
- Espalhe tapetes "fofinhos" pela casa, com tecidos que retêm calor;
- Cubra os sofás com mantas e almofadas, também em tecidos quentes;
- Cortinas pesadas também ajudam na sensação de calor, especialmente no quarto;
Conheça a Terrasse, construtora em Curitiba com 30 anos de tradição e confiança
Como refrescar o apartamento no verão ou dias quentes
Quando a necessidade é refrescar o apartamento, você basicamente inverte as dicas que acabamos de dar. Observe:
- Tire todos os tapetes, almofadas e decorações em tecidos quentes;
- Evite lençóis de cetim ou seda, que podem parecer mais frescos, mas não são: os de algodão são os melhores para o fluxo de ar, especialmente os com mais fios;
- Troque as luzes amareladas por lâmpadas frias, como fitas de LED;
- Favoreça a ventilação cruzada, deixando portas e janelas abertas em toda a casa;
- Feche as cortinas e baixe as persianas durante o dia, evitando a incidência de sol;
- Decore a casa com plantas, que refrescam o ambiente.
Como observar se um apartamento tem conforto térmico
Para terminar, é importante conferir se o apartamento em si oferece conforto térmico antes de comprá-lo. Mais do que a face (sul, norte etc.), o que importa é se a planta foi projetada para aproveitar o melhor daquela direção — isto é, colocando quartos, salas e outros cômodos nos lugares certos para incidência de sol ou não.
Essa é uma preocupação da construtora Terrasse com os seus apartamentos nos bairros mais nobres de Curitiba.
As plantas são dispostas pelo pavimento de modo a oferecer o máximo de conforto térmico em qualquer face. Além disso, janelas e portas são distribuídas para favorecer a circulação de ar, em alguns empreendimentos a infraestrutura para ar-condicionado vem pronta para instalação do aparelho, e em outros são entregues os drenos e já existe toda uma preparação para que se possa fazer a instalação da infraestrutura. Outro ponto interessante é que os apartamentos Terrasse não costumam ter paredes inteiras em vidro, já que esse material oferece bem menos conforto térmico que a alvenaria.
Então, ao adquirir um imóvel de uma construtora que se preocupa com esses aspectos, você evita precisar de tantas dicas para aquecer ou refrescar seu apartamento, não é mesmo? Para conhecer a Terrasse e seus apartamentos nas melhores regiões de Curitiba, acesse o site da construtora.
Conheça os empreendimentos da construtora Terrasse