Morar sozinho é realidade para mais de dez milhões de brasileiros, fato que demonstra o crescimento do chamado “mercado single” no país. Essa é considerada uma das principais mudanças de hábitos sociais da atualidade, principalmente nas grandes cidades.
A partir desse cenário, diversos nichos do mercado (alimentício, de lazer, de entretenimento) passaram a direcionar grande parte de seus produtos e serviços para esse público novo que preza por conveniência, qualidade, autonomia e privacidade.
A tendência single
O grupo de pessoas que moram sozinhas é bem diversificado, sendo composto por estudantes, executivos, solteiros, viúvos, divorciados e aqueles que já conquistaram sua independência financeira. Esse consumidor, no geral, direciona a sua renda a um estilo de vida que possibilita viagens, entretenimento e hobbies, sem impedimentos e preocupações.
Para o setor imobiliário, o mercado single possui algumas características particulares:
- Solitude: tal estilo de vida é almejado por quem valoriza a independência e a própria companhia. Essa característica também está ligada à busca por qualidade de vida e autocuidado.
- Funcionalidade, conforto e privacidade: morar sozinho não significa abrir mão desses itens, pelo contrário. Tornar a rotina prática definitivamente é uma prioridade, havendo também apreço pelo design e versatilidade.
- Tecnologia e inovação: recursos tecnológicos que facilitam as tarefas do dia a dia e otimização de ferramentas também são muito importantes para o público single, que dedica horas e horas dos seus dias à internet.
- Pets são família: outro traço marcante desse nicho é a convivência diária com seus pets, o que acaba movimentando o mercado de animais de estimação por consequência.
O hábito de morar sozinho
Morar sozinho é sinônimo de liberdade e independência para muitos. No entanto, essa decisão deve ser tomada com cuidado e planejamento.
Dentre as vantagens da vida solo estão a privacidade, o amadurecimento, e a possibilidade de viver a sua vida do seu jeito. Contudo, é preciso considerar as responsabilidades que terão que ser assumidas e o sentimento de solidão.
O planejamento para morar sozinho deve levar em conta seu poder aquisitivo, uma vasta pesquisa sobre imóveis, as tarefas domésticas e todos os custos envolvidos como transporte, internet, mercado, seguros, plano de saúde, entre outros.
Ainda assim, analisando todas as características e necessidades desse público, além da realidade em que estão inseridos, é possível afirmar que a escolha por comprar um imóvel em condomínio traz mais benefícios para a sua vida a longo prazo.
Isso porque o valor que seria desembolsado para pagar o aluguel, por exemplo, pode ser utilizado para o financiamento da casa própria, o que envolve o potencial de valorização, patrimônio pessoal, estabilidade, segurança financeira, realização e tranquilidade.
Morar em um condomínio ameniza o sentimento de solidão, traz segurança, infraestrutura completa, qualidade de vida e praticidade, que são muito valorizadas pelo público single.
Com a Construtora Terrasse, você tem acesso a várias opções de financiamento e pode escolher a que mais se adequa ao seu estilo de vida. Você pode comprar seu imóvel na planta por um valor acessível sem abrir mão da alta qualidade e de uma localização privilegiada.