| Foto:
  • Por Terrasse
  • 10/01/2023 14:13
Ouça este conteúdo

Quando o projeto de uma casa ou de qualquer espaço é feito, é necessário pensar como a iluminação natural e a artificial devem combinar para deixar o ambiente confortável, funcional e ainda priorizar a economia na conta de luz.

Uma iluminação eficiente é aquela que harmoniza com a decoração e atende todas as necessidades básicas de quem está no ambiente. Com ela, é possível criar cenários, destacar determinados pontos e definir áreas de circulação.

Destacaremos aqui os principais tipos de iluminação e qual é o ideal para determinados ambientes. Dessa forma, você poderá acertar esses detalhes em um projeto ou quando for modificar pontos de luz dos ambientes da sua casa.

Tipos de iluminação

Para compreender os tipos de iluminação, é preciso ter em mente a principal finalidade de cada ambiente. A forma mais comum conhecida de instalação de luz é colocá-la no centro do cômodo. No entanto, existem outras formas de posicionar essa luz, sendo que cada ambiente precisa de um determinado tipo de iluminação:

Direta

A luz é direcionada diretamente sobre algum ponto específico. Ela é ideal para quem precisa de um foco de luz em cima de algum objeto, como pode ser o caso de escritórios ou salas de estudos.

Indireta

A luz não é o principal foco nesse tipo de iluminação, que pode ser colocada em detalhes da arquitetura. O ideal para esses casos é que a superfície de reflexão seja clara, para que a luz fique melhor distribuída.

Difusa

O objetivo nesse caso é iluminar todo o ambiente de forma suave, sem contrastes. Tal efeito é realizado por meio de um filtro especial que garante que a iluminação está sendo feita de forma confortável.

Linear

É um sistema moderno em que a iluminação é feita por meio de linhas contínuas de luz. A estética fica interessante e o ambiente aconchegante.

Iluminação de Orientação

Como o próprio nome diz, seu objetivo é orientar pessoas enquanto transitam pelo ambiente. Ela é leve e constante, presente em corredores, escadas e jardins.

Iluminação de Destaque

É uma luz mais concentrada, que procura chamar a atenção para determinado ponto do ambiente.

Ainda é possível destacar a Iluminação de Tarefa (ideal para leitura ou trabalho manual, originada de abajures e luminárias de mesa) e para áreas externas.

Tipo de iluminação ideal para cada ambiente

Agora que você já conhece os principais tipos de iluminação, é hora de entender um pouco mais sobre como a luz influencia em cada ambiente:

Salas de estar e jantar

Ambos são espaços de conforto, descanso e de tempo em família. Busque por lâmpadas e lustres que priorizem essa proposta, como tripés e luminárias. O ideal aqui é criar um ambiente com luz difusa, para iluminar tudo, mas não cansar a vista. Para as mesas de jantar, a luz direta também pode ser uma boa opção.

Quartos

São espaços mais intimistas que usamos para descansar e ter momentos relaxantes, como os de leitura, por exemplo. Durante à noite, aposte na luz artificial, mas durante o dia é importante deixar a luz natural entrar. Abajures, lâmpadas embutidas ou penduradas nas laterais do quarto criam uma iluminação suave, que não incomoda e cumpre seu papel.

Escritório

Aqui a luz precisa ser ajustável e discreta, com pontos de destaque para estantes e para a mesa. O ideal é ter diferentes pontos de luminosidade, para não cansar a vista, mas também auxiliar no foco quando for necessário.

Cozinha e lavanderia

Aposte na iluminação uniforme e aproveite ao máximo a luz natural durante o dia. Várias janelas e materiais transparentes ajudam nisso.

Banheiros

Para esses ambientes, utilize dois tipos de iluminação diferentes: um geral para todo o espaço e outro com foco no espelho.

Visualizar qual é a forma ideal de utilizar a iluminação em cada ambiente é uma realidade para quem visita os decorados da Terrasse Engenharia. Os arquitetos criam os projetos focados na utilização de diferentes e apropriados pontos de luz, como LEDs, arandelas e lâmpadas embutidas.

Os empreendimentos são pensados e construídos em localizações estratégicas, onde as unidades recebem bastante iluminação natural e ventilação, pois a Terrasse valoriza a sustentabilidade, o conforto de seus clientes e, principalmente, o aproveitamento de cada espaço para criar um ambiente 100% funcional.