Na reforma ou construção de um apartamento, a fase de escolha do piso é fundamental e deve ser criteriosa. Além da beleza e do design diferenciado das peças, é importante que elas garantam funcionalidade, segurança e praticidade aos espaços. Outro detalhe a ser considerado é que combinar as cerâmicas, porcelanatos ou revestimento com os móveis garantirá mais elegância ao ambiente.
Decorar um apartamento não se limita apenas à escolha dos elementos decorativos, como cortinas, quadros, luminárias, esculturas, entre outros. Todo espaço precisa ser pensado como um todo desde o início de sua estruturação. A prova disso é que os pisos, revestimentos e até mesmo as cores das paredes estão ligados à decoração.
Dicas para combinar os pisos com os móveis
Antes de tudo, é imprescindível que as cores do piso e dos móveis sejam diferentes, a fim de criar um contraste mais perceptível entre os elementos. Dessa forma, você garante que cada parte da decoração se destaque e, ao mesmo tempo, mantenha o equilíbrio e uma atmosfera acolhedora e encantadora.
Há uma variedade infinita de modelos e estilos de móveis disponíveis para decorar ambientes internos, com aplicações e funcionalidades diferentes. Desde as opções mais tradicionais com padrão vintage, que muitas vezes são encontradas por preços mais acessíveis, até as mais modernas e contemporâneas com design futurista e linhas clean, o que não faltam são peças com características diferentes para inovar na decoração dos espaços.
Porém, tudo pode ficar desorganizado, sem um estilo definido se não soubermos harmonizar os móveis com os pisos. A aplicação de um piso de madeira, por exemplo, não necessariamente significa que você terá que compor o ambiente com móveis em tons de madeira. Você pode ter um piso nesse material e apostar no mobiliário colorido, que combina bem com todos os tipos de peças.
A chave para equilibrar esses dois elementos com graça e beleza, chamando a atenção para ambos, é brincar com as cores. Escolha cores vivas para os móveis se o seu piso de madeira tiver um tom mais escuro. Escolha móveis em cores mais escuras se o seu piso de madeira for claro. Desta forma, os móveis vão se destacar na sala e não serão como uma extensão do solo.
Para auxiliar nessa escolha, convidamos três especialistas no assunto para apresentar o que utilizaram nos projetos de ambientes internos que assinam.
Solange Bacila, arquiteta
“Usei estes pisos internamente (foto de abertura desta publicação) por serem extremamente fáceis de limpar, com cores que traziam a unidade para a palheta escolhida para os demais revestimentos da arquitetura de interiores. Utilizei peças grandes, de 60x120. O piso foi utilizado internamente em todos os ambientes da casa de 900m2. Externamente, usamos os de 60x60 antiderrapante que foi ideal para toda a área externa”, informa.
No projeto para o living retrato na imagem, Solange utilizou o piso Paille St. Laurent polido 60 x 120 cm da PortoBello.
Ediane Tramujas, arquiteta
“Para compor o ambiente, escolhi o piso vinílico na cor grafite, diferenciando propositalmente do madeirado utilizado nos móveis planejados, proporcionando uma estética mais clean e sofisticada!”, explica a arquiteta Ediane Tramujas. “O piso vinílico é um revestimento de fácil manutenção, resistente à água, antialérgico e reduz os ruídos! A mesa laqueada está alinhada à paleta de cores atemporais escolhidas neste projeto,” conclui.
O piso vinílico é um dos mais escolhidos para interiores, principalmente em apartamentos, porque oferece mais benefícios do que outros tipos de piso, tanto em conforto quanto em comodidade. Apesar de ser uma escolha assertiva em termos de material, é preciso ficar atento às características do vinil para não cometer erros na composição da decoração.
O pôr do sol na praia é fonte de inspiração para diversas manifestações artísticas e não seria diferente na arquitetura! Criar um projeto que remeta a essa paisagem foi o desafio apresentado à arquiteta Alessandra Gandolfi. Este apartamento de 192 m² fica localizado em Caiobá, litoral do Paraná, e é lar de uma jovem senhora, seu filho e a família – esposa e dois filhos.
A concepção do projeto, em que Alessandra usou o porcelanato Roca – Marble Lassa, foi feita a partir da planta, facilitando a personalização do espaço antes mesmo da entrega, com pontos elétricos e hidráulicos já determinados pela arquiteta. “Além de remeter ao entardecer com o uso de detalhes em amarelo, a estética do apartamento também privilegia o estilo clean, com predomínio de tons claros para reforçar a sensação de leveza e suavidade. Essa paleta mais neutra ganha charme nas suas diferentes texturas, compondo com materiais como pedra, madeira, laca e corda, além do piso que lembra a areia da praia,” detalha Alessandra.
Seja nos estilos retrô, clássico, contemporâneo ou moderno, é importante que os elementos estejam bem aplicados. Analise cuidadosamente se a escolha de piso e mobiliário estão de acordo com as suas preferências pessoais e se adaptam ao perfil de todos que vão morar no apartamento. É fundamental que o ambiente seja acolhedor para todos.