Guia explora este estilo de vida mostrando até decoração com móveis assinados| Foto: Divulgação/Ton Sur Ton
  • Por Ton Sur Ton
  • 12/07/2023 00:00
Ouça este conteúdo

Na era da constante busca por mais, o minimalismo surgiu como um convite para reduzir o excesso, valorizar o essencial e criar um ambiente de calma e harmonia. Neste conteúdo, confira alguns espaços impactados pelo minimalismo: das artes até o mobiliário assinado; saiba mais.

Conheça o minimalismo

O minimalismo é Movimento filosófico e estético que abrange áreas como arte, decoração, mobiliário e estilo de vida. Ao valorizar a simplicidade, a qualidade e o valor pessoal de algum item, o minimalismo não deixa espaço para o excesso. 

O minimalismo surgiu nas décadas de 1960 e 1970 em resposta a um estilo de vida consumista e estética ‘’exagerada’’, predominantes na época. Embora tenha surgido nas artes com influência dos movimentos anteriores, entre eles, o construtivismo, arte geométrica e o modernismo, hoje o movimento é popular  influenciando na música, dança,  literatura e até mesmo no guarda-roupa.

Minimalismo como estilo de vida

Como estilo de vida, o minimalismo procura criar uma vida mais equilibrada, intencional e gratificante.

Este estilo de vida busca sempre o consumo consciente para que, , o item comprado esteja alinhado com seus valores e prioridades.como consequência não entrar itens sem sentido ou em excesso na sua lista de compras

Além disso, há uma tendência no minimalismo de focar na sua saúde física, mental e emocional para proporcionar uma maior qualidade e bem-estar consigo mesmo.

Como adotar o minimalismo?

Confira a seguir uma lista de práticas para transformar seu estilo de vida em minimalista :

  • Foque na qualidade de suas roupas, móveis e relacionamentos.
  • Simplifique seu espaço, livrando-se de itens acumulados em excessos.
  • Avalie suas posses e questione a utilidade e significado em sua vida para descartar aquilo que não serve mais.
  • Evite excessos.

Arte Minimalista

Donald Judd, Dan Flavin, Agnes Martin, Frank Stella e Sol LeWitt são alguns dos nomes renomados do movimento artístico minimalista.

Iniciado na década de 1960, o minimalismo no mundo das artes se destaca pela simplificação e redução de movimentos visuais em suas obras. Seu objetivo principal é explorar a essência e pureza dos elementos visuais para o observador ter uma experiência direta e imediata com a estética apresentada. 

Esculturas de Donald Judd no Museu de Arte Moderna em 2020| Foto: Divulgação/The New York Time

O espaço também é valorizado e muitas vezes a arte mistura-se com o ambiente influenciando na percepção do espectador com a obra.

Traçando um paralelo com decorações de casas, trouxemos um exemplo de como você pode combinar os quadros para integrá-los ao ambiente por meio de um estilo minimalista, fundindo-os na composição do ambiente:

Composição de espaço minimalista| Foto: Divulgação/Ton Sur Ton

Como demonstra a imagem, os quadros e molduras dialogam com toda a composição tornando simples e harmonica a combinação.

Minimalismo na decoração

Na decoração, o minimalismo busca criar ambientes calmos, funcionais, esteticamente confortáveis e agradáveis. Neste cenário, há uma valorização de espaços limpos e organizados que trazem a sensação de equilíbrio, tranquilidade e organização. Veja algumas das principais características:

  • Cores neutras — utilizadas para criar uma base tranquila e atemporal destacando elementos essenciais do espaço.
  • Linhas limpas e simples —  valorização de móveis com formas geométricas claras e sem muitos detalhes
  • Espaços desobstruídos — composição do espaço livre de excessos (de objetos a mobiliários)
  • Materiais naturais — valorização da madeira, pedra e concreto para trazer um toque de autenticidade ao ambiente.
  • Iluminação natural — este estilo valoriza a iluminação natural e busca maximizá-la nos espaços por meio de janelas grandes, cortinas leves e espelhos estrategicamente posicionados para a luz fluir livremente e iluminar o ambiente.

Vale destacar que a organização é essencial no minimalismo para adicionar uma harmonia visual.

Saiba Mais Linhas retas e funcionalidade. Conheça as tendências em decoração minimalista para 2023

Móveis assinados minimalistas: confira 5 inspirações

A busca por móveis minimalistas assinados tem se tornado cada vez mais popular, e a loja Ton Sur Ton, localizada no bairro Batel, em Curitiba-PR, é especializada em oferecer móveis exclusivos.

O minimalismo na decoração, como mencionado anteriormente, é caracterizado pela simplicidade, pela funcionalidade e pela estética clean. Os móveis minimalistas assinados combinam essas características com a exclusividade de terem sido projetados por designers consagrados, que trazem uma visão única e um cuidado especial para cada criação. 

Ao optar por móveis assinados minimalistas, é possível criar ambientes personalizados e estilosos, que refletem a identidade e o gosto individual. A Ton Sur Ton oferece uma seleção cuidadosa de peças que se destacam pela elegância de suas formas, pela qualidade dos materiais e pela atenção aos detalhes. Veja alguns exemplos a seguir da marca italiana Natuzzi:

Cama Piuma — Designer Cláudio Bellini 

Cama Piuma| Foto: Divulgação/Ton Sur Ton

A cama Piuma da Natuzzi se destaca como um produto ícone devido à sua capacidade de transmitir uma sensação de suavidade e conforto extremo. Essa cama foi projetada com atenção especial aos detalhes, tanto na estrutura como no revestimento em couro ou tecido, proporcionando uma experiência luxuosa e aconchegante.

Seu design minimalista e elegante se encaixa perfeitamente no minimalismo: simples mas sofisticado.

Poltrona Tempo — Designers Maurício Manzoni e Roberto Tapinassi

Poltrona Tempo| Foto: Divulgação/Ton Sur Ton

Devido a diversas características, a poltrona Tempo possui versatilidade, acabamento discreto, costura contrastante em couro, linhas simples e limpas que combinam tudo em um design atemporal, fazendo dela uma escolha minimalista ideal para compor seu ambiente. 

Sofá Notturno — Natuzzi Design Studio

Sofá Notturno| Foto: Divulgação/Ton Sur Ton

Com um tamanho compacto, o sofá Notturno entrega um espaço otimizado valorizando,sem comprometer, o espaço disponível, uma característica essencial do minimalismo. Além disso, o mobiliário transforma-se em cama trazendo uma abordagem multifuncional,combinada com um design simples e elegante.

Sofá Herman — Designer Maurizio Manzoni 

Sofá Herman| Foto: Divulgação/Ton Sur Ton

O sofá Herman possui uma modularidade extrema, tornando-o flexível e adaptável a diferentes necessidades de espaço. Os acabamentos laterais em cada módulo conferem uma estética limpa e elegante, enquanto a possibilidade de reposicionar e reutilizar os elementos ao longo do tempo traz um dinamismo original. Essa abordagem funcional, versátil e esteticamente equilibrada faz do sofá Herman uma escolha minimalista para a decoração de interiores.

Sofá Kendo — Designers Maurizio Manzoni e Roberto Tapinassi

Sofá Kendo| Foto: Divulgação/Ton Sur Ton


Com detalhes requintados que adicionam interesse visual sem sobrecarregar o visual geral, o sofá Kendo oferece conforto e se adapta perfeitamente a qualquer espaço e estilo de decoração, seja em composições lineares ou de canto, com ou sem chaise. Sua versatilidade e opções de revestimento em tecido ou couro proporcionam uma estética elegante e sofisticada, característica do minimalismo.

Para conhecer outros mobiliários assinados acesse o site da Ton Sur Ton e visite a loja física!

Veja também Saiba por que vale a pena investir em móveis assinados por grandes nomes do design