O século 20 foi um período de importantes transformações no Brasil. As mudanças econômicas e sociais clamavam por algo novo. E foi justamente nessa onda que o movimento modernista chegou ao país.
Ele, por sua vez, refletiu em várias áreas do design e da arquitetura, mas decidimos fazer o recorte deste conteúdo para falarmos apenas dos móveis modernistas.
Neste conteúdo, você será capaz de:
- Entender o que foi o movimento modernista e qual sua influência no mobiliário
- Conhecer os primeiros designers brasileiros que adotaram o movimento
- Inspirar-se em peças modernistas brasileiras e atuais
Aproveite a leitura!
5 móveis brasileiros influenciados pelo movimento modernista
Antes de partirmos para os móveis modernistas e seus principais designers, precisamos compreender o que foi esse movimento.
O século 20 foi marcado pela expansão urbana e a diversificação do tecido social brasileiro. Como consequência, a população estava cada vez mais sedenta por representatividade.
Isso resultou na urgente necessidade de buscar novas formas de expressão da realidade do país. O que a gente não sabia é que isso já estava sendo feito no cenário internacional, através do movimento modernista.
Pelo idos de 1920, surge, então, o movimento modernista brasileiro, englobando arte, arquitetura e design, em resposta à crescente industrialização e às mudanças sociais.
Vale ressaltar que o movimento no Brasil bebeu nas águas do art déco francês e da escola alemã Bauhaus.
Veja também | Explorando a Elegância do Design: 9 Móveis Assinados inspirados na Bauhaus
Características do modernismo
O movimento tem por objetivo enfatizar a função, a simplicidade e a racionalidade. Além disso, busca criar novas formas de expressão através de uma nova estética.
Aplicar o modernismo no mobiliário, requisitou a busca de uma identidade nacional, em oposição aos estilos e proposições antigas, que foram identificadas como artificiais e não representativas das realidades brasileiras.
Com isso, surgem as principais características dos móveis modernistas, que são:
- Matérias-primas
A qualidade construtiva e material dos móveis modernistas é deslumbrante. Desse modo, a entrada da madeira como principal matéria-prima consolidou o movimento no Brasil.
- Forma
Móveis modernistas abusam de formas, sejam elas lineares ou curvadas.
- Design
Toda a composição de mobiliário dentro do movimento carrega um design clean, voltado para o conforto e a funcionalidade.
Entre os principais nomes do mobiliário modernista no Brasil estão Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer, o casal Charles e Ray Eames e Le Corbusier.
Confira suas criações na galeria abaixo:
Depois dessas referências históricas, que tal irmos para algumas sugestões de móveis modernistas brasileiros atuais?
Para essa seleção, construímos uma lista de produtos da Ton Sur Ton, empresa especializada em móveis de alto padrão. Confira abaixo!
7 móveis modernistas brasileiros
Veja como a matéria-prima principal do movimento e as curvas estão presentes nos móveis disponíveis na Ton Sur Ton.
Dove
O design linear dos materiais utilizados mostram como os móveis atuais resgatam o modernismo. A chaise Dove do designer Marcel Wanders é um bom exemplo disso.
Mesa Lateral Aire
Produzida com madeira de reflorestamento, a mesa lateral pensada por Fernando Zanardi é outra grande inspiração modernista.
Cadeira Maré
Outro exemplo que utiliza a madeira de reflorestamento. Sua estética fluida e agradável é mais uma obra do designer Fernando Zanardi.
Escrivaninha Aire
Fernando Zanardi também utilizou madeira e linhas para construir a escrivaninha Aire. Seu equilíbrio entre design e funcionalidade é perceptível na imagem abaixo.
Bancada
Elegância somada ao minimalismo da bancada revela como é possível alinhar boa matéria-prima com design de alto padrão.
Aparador Aire
Com acabamentos luxuosos, esse aparador também está incluso na lista de móveis modernistas.
Namoradeira Aire
Produzida com materiais de alta qualidade, garante conforto e durabilidade. A Namoradeira Aire complementa diferentes estilos de decoração.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para acessar o canal da Ton Sur Ton na Gazeta do Povo. Lá você encontra tudo sobre o vasto universo do mobiliário. Clique aqui e confira.
Se preferir ver as peças apresentadas de perto, basta visitar o showroom de Ton Sur Ton e ter uma verdadeira experiência com os móveis modernistas. Localizado em dois endereços:
TON SUR TON NATUZZI ITALIA
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1285, Centro – Curitiba/PR
NATUZZI EDITIONS CURITIBA
Av. Nossa Senhora da Luz, 1699, Jardim Social – Curitiba/PR