Por meio do mercado livre de energia é possível comprar energia de fontes renováveis como energia eólica, solar, hidrelétrica e garantir a certificação desta energia. Contudo, existem alguns passos e requisitos para adquirir o Certificado Internacional de Energia Renovável, também chamado de I-REC.
Nos tópicos a seguir explicamos tudo sobre o certificado, as principais vantagens da energia sustentável e quais são os benefícios de contratar energia certificada.
O que é ESG?
Antes de explicarmos o passo a passo e benefícios da contratação de energia sustentável, é preciso entender o que significa ESG, sigla inglesa correspondente às palavras “Environmental, Social and Governance”.
Em termos práticos, refere-se às melhores práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas. Esse processo prevê alguns critérios que devem direcionar a tomada de decisões de líderes dentro das instituições.
Contudo, engana-se quem pensa que as soluções visam apenas conter os danos causados à natureza. O processo é amplo e também envolve o relacionamento entre funcionários e fornecedores, assim como a atuação da empresa para tornar a sociedade melhor, mais justa e diversa.
Esse processo tem cada vez mais tomado espaço nas discussões do mercado financeiro brasileiro. Em decorrência dos desastres mais recentes (Brumadinho, incêndios na Amazônia, vazamento de óleo na costa brasileira), as empresas estão cada vez mais pressionadas a adotarem medidas ESG.
O mercado financeiro tem se atentado à temática sustentável e buscando promover empresas compromissadas com ações ESG. O desafio é certificar-se de que tais empresas estão cumprindo o que prometem, revendo práticas e buscando agir de maneira mais sustentável.
O que é I-REC?
O “International REC Standard” (I-REC) é o nome dado ao sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia. Mais do que apenas um certificado que oficializa que sua empresa compra energia limpa e renovável, o I-REC é reconhecido internacionalmente e simboliza o engajamento da sua empresa com a causa sustentável.
Obter o certificado é muito importante para atender aos critérios da ESG e se posicionar bem no mercado financeiro e internacional. Sergio Mugnaini Costa, Diretor de Operações da Tradener (comercializadora independente de energia elétrica e gás natural), explica que a maioria das empresas usa o certificado em suas ações de marketing.
“O certificado significa o compromisso da empresa com a conservação de energia e com o apelo de sequestro de carbono. Quem compra é quem objetiva fazer um grande investimento na conservação do meio ambiente”, elabora Costa. Inclusive, com a posse do certificado, é possível rastrear a fonte de energia consumida e sua emissão de CO2. Dessa forma, a empresa se torna responsável pelas suas emissões de CO2.
Como adquirir o certificado I-REC
Os compromissos globais costumam nortear as empresas na compra dos certificados e, por essa razão, as empresas multinacionais são as companhias que mais investem em I-RECs. Há cinco anos o Brasil utiliza a plataforma internacional I-REC, garantindo que todos os RECs emitidos no país sigam os mesmos padrões dos RECs do resto do mundo.
Para acessar essa plataforma, é preciso ser registrado como comercializador. O primeiro passo para comprar os certificados é procurar empresas que comercializam esse documento. A Tradener oferece esse serviço. Ela pode emitir certificados e vendê-los para seus clientes por meio da sua PCH certificada em Tamboril, Goiás.
Após o primeiro contato, o cliente negocia a compra do certificado, que costuma ser na mesma proporção do seu consumo de energia. Como cada REC corresponde a 1 MWh de eletricidade consumida, quem gera a certificação são as usinas que produzem energia renovável, ou seja, as hidráulicas, solares, eólicas e biomassa.
Por essa razão o preço dos comprovantes varia bastante. Por via de regra, são precificados segundo a fonte de geração. “Uma grande usina hidrelétrica emitirá certificados que valem menos do que aqueles emitidos por pequenas centrais hidrelétricas, por exemplo”, explica Costa.
Benefícios de contratar energia sustentável no mercado livre
No Mercado Livre de Energia o consumidor pode escolher, entre outras características, o tipo de energia que irá comprar: Energia Convencional ou Energia Incentivada.
A Energia Incentivada é proveniente de fontes renováveis com baixo impacto ambiental e em muitos casos, pode ser negociada juntamente com a certificação I-REC. Já a Energia Convencional pode vir de outras fontes, além das renováveis, mas caso o consumidor queira apagar a sua pegada de carbono, pode adquirir juntamente o certificado I-REC.
Esse benefício torna tanto a contratação de energia sustentável como a migração para o mercado livre de energia ações muito vantajosas para as empresas.
Interessado em energia renovável e quer saber mais sobre os certificados I-REC? Acesse o site da Tradener e converse com um dos nossos consultores!