É comum a confusão entre cupom fiscal e nota fiscal. Mas estes dois comprovantes de transações comerciais não se destinam aos mesmos objetivos, por isso o empreendedor ou contador da empresa deve ficar atento para emitir o documento adequado para cada necessidade.
A principal diferença entre eles, a princípio, é que o cupom fiscal é emitido por um varejista e entregue para o cliente final. Enquanto isso, a nota fiscal deve ser criada em toda operação de venda, troca, transferência, devolução e compra.
O cupom não permite o direito à troca, mas a nota fiscal sim. Confira a seguir mais as características de cada um destes tipos de documento fiscal.
Acesse e comece a emitir suas notas fiscais eletrônicas com o Treeunfe NFe hoje mesmo!
Cupom Fiscal
Este documento é um comprovante da venda no varejo. É expedido em uma impressora ECF (Emissor de Cupom Fiscal) autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado, e gera comunicação imediata às autoridades competentes sobre aquela transação, para o devido cálculo de impostos incidentes.
Ele é aquele papel que recebemos quando terminamos uma compra num supermercado ou numa loja de roupas, por exemplo.
Deve trazer a identificação da empresa em que a venda aconteceu, seu endereço, data e horário da operação, além de uma descrição dos produtos e valor pago em cada um deles.
Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e)
O Cupom Fiscal Eletrônico, por sua vez, é uma versão digitalizada do documento anterior. Foi criado para diminuir a burocracia e aumentar a eficiência da organização contábil das empresas. Pode ser enviado na hora para o e-mail do comprador.
É emitido, transmitido, assinado e armazenado por um equipamento SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), e serve para controlar gastos e aquisições.
Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e)
A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica já é um documento mais completo, que pode ser emitido por sistemas diferentes. Nela constam as informações do cupom fiscal, somadas às informações de nome e CPF do comprador ou contratante do serviço.
Ela comprova compra e venda de produtos, circulação de mercadorias, serviços prestados e doações a instituições e causas sociais.
Seu formato digital também auxilia empreendedores e contadores a trabalharem com mais agilidade e simplicidade, além de facilitar a cobrança de impostos.
Não confunda
Mas não confunda a NFC-e com outros tipos só porque as siglas são semelhantes.
É preciso ter toda atenção com cada letrinha na hora de emitir seus documentos, porque, por exemplo, a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) já não é própria para descrever a venda de produtos, mas sim a prestação de serviços.
Ou a NF-e, que até pode descrever a venda de produtos, mas também atende a outras situações como compras, devoluções para fornecedores, transferências de mercadorias, exportações, entre outras.
É importante destacar que, gradualmente, o cupom fiscal vem caindo em desuso, mesmo no varejo, em favor da NFC-e, que contém mais informações e é uma solução mais ágil e prática.
Treeunfe NFe: uma solução fácil para ajudar empreendedores e contadores em todas as suas necessidades
Com o Treeunfe NFe você não terá problemas para emitir as notas corretas, de acordo com suas necessidades contábeis.
Gratuito em recursos essenciais e acessível, com atendimento pleno às exigências fiscais, pronta para gerar grande variedade de documentos e aceita em todo o território nacional, nossa plataforma online está aqui para facilitar a vida e fazer o empreendedor focar no que importa para o crescimento da empresa.
Além dos recursos da plataforma, com o Treeunfe NFe você terá a garantia de que seus documentos estarão armazenados de forma segura, garantindo sua integridade e disponibilidade, e contará com todo suporte para sanar dúvidas em relação às suas obrigações fiscais.
Acesse e comece a emitir suas notas fiscais eletrônicas com o Treeunfe NFe hoje mesmo!