Emitir a nota fiscal correta para cada situação é fundamental para garantir a conformidade com a legislação e o sucesso da sua empresa.
Emitir a nota fiscal correta para cada situação é fundamental para garantir a conformidade com a legislação e o sucesso da sua empresa.| Foto: Shutterstock
  • Por Treeunfe Inteligência Fiscal
  • 06/02/2024 10:39

A emissão de notas fiscais é fundamental para a boa organização do setor financeiro e o sucesso comercial de uma empresa.

Ao emitir estes documentos, as companhias e empreendedores reafirmam o compromisso com a legalidade e com a transparência. Além disso, atender esta formalidade também ajuda a garantir os direitos de consumidores ou contratantes que, com a nota em mãos, podem pedir trocas de produtos ou reembolsos de serviços.


Clique aqui, cadastre-se e comece a emitir notas fiscais eletrônicas de forma gratuita e acessível hoje mesmo.


Mas é importante destacar que há mais que apenas um tipo de nota fiscal eletrônica. Então, é necessário prestar atenção para emitir a nota correta, correspondente ao regime tributário de cada atividade comercial. Para ajudar a eliminar dúvidas a esse respeito, hoje vamos explicar as diferenças dos dois formatos mais populares de notas fiscais eletrônicas.

Você sabe quais são as diferenças entre a NF-e e a NFS-e?

Principais diferenças entre a NF-e e a NFS-e

A diferença fundamental entre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é que enquanto a primeira serve para registrar a compra e venda de mercadorias, a segunda registra a prestação de serviços.

Pense no exemplo de uma loja de carros. A compra dos veículos e acessórios gera uma NF-e, mas as revisões, reparos, pinturas ou lavagens geram, por sua vez, NFS-e.

Confira mais detalhes da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
A NF-e foi desenvolvida para substituir o modelo tradicional, em papel, e registra a venda de produtos.

É criada, armazenada e assinada em ambiente digital, e já traz o demonstrativo dos impostos sobre aquele produto, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Este tipo de documento fiscal tem emissão autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado, de forma imediata, através de um arquivo com formato XML. Vale atentar, portanto, para as possíveis diferenças de cobranças de impostos entre as praças, caso você e sua empresa vendam para outros estados.

As informações básicas para emitir uma NF-e são: descrição e valor dos produtos, dados do destinatário e remetente, informações complementares (caso necessárias), CNPJ, Inscrição Estadual do destinatário e remetente e tributos que incidem sobre os produtos.

Você pode pedir a inutilização, cancelamento e autorização de notas fiscais na NF-e.

Para emitir NF-e sem complicações, conte com a Treeunfe

A Treeunfe possui uma solução gratuita e acessível em recursos essenciais para emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e). Com ele, você terá facilidade para registrar as movimentações da empresa de acordo com a legislação vigente em seu estado ou cidade.

Com ampla aceitação em todo o Brasil, ênfase na experiência do cliente, suporte contínuo às diversas necessidades dos empreendedores e recursos educacionais, a solução da Treeunfe é útil para organizar e otimizar a gestão financeira da sua empresa.

Clique aqui, cadastre-se e comece a emitir notas fiscais eletrônicas de forma gratuita e acessível hoje mesmo.