Muitas áreas profissionais foram impactadas pela pandemia. Algumas negativamente e outras nem tanto. Duas delas vão se mostrar essenciais no mundo pós-pandemia: saúde e negócios.
A área da saúde ficou muito em evidência logo no início da pandemia – e continua demandando profissionais. Um levantamento feito pela plataforma Quero Bolsa com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) – período de janeiro a outubro – revela que neste segmento, os cargos com maiores saldos de vagas geradas foram enfermeiro, fisioterapeuta e farmacêutico. Psicologia e Biomedicina também ficaram entre as 25 áreas nas quais mais se criaram novos postos de trabalho.
Junto desse segmento está o de negócios. Afinal, as empresas estão passando por fortes turbulências diante do coronavírus. Só para citar alguns exemplos, adoção de home office, demissões, flexibilização das jornadas de trabalho, uma nova gestão. A profissão de analista de negócios foi uma das que teve maior saldo de vagas geradas – atrás apenas do setor de saúde e de análise de sistemas. E uma das que tem o maior salário médio de contratação: R$ 5.746.
Se as duas áreas foram importantes neste primeiro momento, devem seguir tendo sua participação efetiva no mundo pós-pandemia. Isso porque o setor de saúde vai continuar precisando de profissionais – seja nos cuidados pós-Covid, seja no desenvolvimento de vacinas e medicamentos.
Nos negócios, a gestão das empresas vai exigir estratégias para administração de equipes, gerenciamento de recursos, virtualização da empresa e até mesmo o cuidado com a imagem.
Quem quer se destacar num futuro próximo, pode optar por cursos nestas áreas ou partir para uma especialização. As universidades já estão se mostrando atentas a estes movimentos e promovendo novos conhecimentos alinhados à atual situação mundial. Na verdade, elas foram as primeiras a unirem tecnologia ao aprendizado tradicional.
E com a maior competição entre os profissionais, haverá a necessidade de currículos mais diversos, que abranjam essas mudanças. A título de curiosidade, as instituições de ensino superior estão sujeitas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mas podem moldar o conteúdo curricular conforme novas demandas.
O UniBrasil oferece cursos de graduação nestas áreas mais procuradas, como Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia. E alguns dos diferenciais são laboratórios modernos e a clínica integrada de saúde e farmácia escola, que objetiva o atendimento à comunidade e assim, o ensino na prática.
Na área de negócios, são oferecidos os cursos de Administração e Ciências Contábeis, que também contam com uma estrutura completa de ensino, com biblioteca, auditórios e corpo docente qualificado. Oitenta por cento dos professores têm título de mestre ou doutor.
Quem já possui graduação e pretende se especializar, tem à disposição vários cursos (consulte aqui), como o MBA em Inovação e Desenvolvimento de Lideranças; MBA em Gestão Financeira com ênfase em Controladoria; MBA em Gestão Estratégica Empresarial; Urgência, Emergência e UTI e Diagnóstico Laboratorial por Biologia Molecular, só para citar alguns.
E na hora de escolher uma instituição, confie em quem tem experiência. O UniBrasil tem 20 anos de tradição em ensino de qualidade. As notas obtidas pelos cursos de Engenharia Elétrica, Educação Física bacharelado, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição os posicionam entre os melhores de Centros Universitários de Curitiba.
Saiba mais em www.unibrasil.com.br
Direito Digital: tudo o que você precisa saber sobre essa área que só cresce
Curso de Arquitetura em Curitiba: conheça mais sobre o mercado e a profissão
Volta às aulas presenciais: pontos importantes para o retorno do convívio escolar
Descubra a importância do estágio na formação do Arquiteto Urbanista