Professora Maria do Rosário
professora Maria do Rosário, que em 35 anos de magistério ajudou a construir 30 prédios, contribuiu com estudos sobre a cura de Alzheimer, conquistou uma copa do mundo de futebol e fundou uma ONG que ajuda pessoas em situação de rua, sem sair da sala de aula.| Foto: Unicesumar
  • Por Unicesumar
  • 14/10/2019 11:27

– "Vou dar uma advertência no meio da sua cara".

– "Vou botar fogo em você se passar mais tarefa".

Estas são frases reais, ditas por adolescentes reais, em salas de aula reais e que provocam reflexões sobre a violência contra professores em todo o Brasil. Elas são apenas uma amostra do desrespeito ao professor e contribuem para índices cada vez maiores de abandono da profissão.

Este cenário coloca o Brasil na lanterna do ranking de países que valorizam os professores. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lidera o ranking de agressões contra docentes. Na maior capital do país, São Paulo, um levantamento feito pela GloboNews apontou que o número de agressões a professores cresceu 73% em 2018, se comparado ao ano anterior. Como reflexo, apenas 2,4% dos jovens no Brasil querem ser professores, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2017.

Para reverter esta realidade e fomentar a valorização dos professores, a Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de educação do Brasil, criou a campanha "Heróis da Educação" e está oferecendo cinco diferentes cursos livres gratuitos, além de bolsas de até 50% em cursos de graduação e pós-graduação para professores. A partir desta terça-feira (15) e até o dia 30 de outubro, qualquer professor poderá fazer sua inscrição por meio do site heroisdaeducacao.com.br.

O público-alvo da campanha são os atuais e futuros professores, mas seu objetivo é o de provocar uma reflexão em toda a sociedade sobre a desvalorização desses profissionais. "Como instituição de ensino e formadora de professores, entendemos ser essencial disponibilizar opções que estimulem a capacitação e a permanência nesta nobre profissão. Afinal, são eles os responsáveis por formar todos os profissionais do futuro e, sendo assim, merecem todo o respeito", explica Janes Fidélis Tomelin, pró-reitor de Educação a Distância da Unicesumar.

Os cursos livres ofertados gratuitamente são "Adolescência e suas características psicossociais", "Afetividade no ambiente escolar e familiar", "Libras", "Neurodidática" e "O Pedagogo e suas competências". Os cursos possuem 40 horas aulas e são certificados pela Unicesumar.

A campanha

A campanha "Heróis da Educação" reconhece e coloca os professores como atores fundamentais para a transformação de um país. Por meio da reflexão, a Unicesumar homenageia estes profissionais que, mesmo diante do pior cenário, ainda insistem em seguir por este caminho. A ação também é uma crítica à cultura brasileira da falta de respeito ao professor em sala de aula.  E a homenagem vem em forma de incentivo: a capacitação para reconhecer todo o esforço e motivá-los a seguir, sempre, em frente.

Tiago Stachon, diretor-executivo de Marketing da EAD Unicesumar, explica que existe uma verdade sobre o trabalho do professor: o conhecimento que ele repassa em sala de aula não acaba ali. "Valorizar um professor é reconhecer que o trabalho que ele faz ultrapassa os limites da sala de aula e está presente nas conquistas do futuro médico, advogado, bombeiro, arquiteto e tudo aquilo que o estudante quiser ser", destaca.

Confira o primeiro filme da campanha, que retrata a história da professora Maria do Rosário, que em 35 anos de magistério ajudou a construir 30 prédios, contribuiu com estudos sobre a cura de Alzheimer, conquistou uma copa do mundo de futebol e fundou uma ONG que ajuda pessoas em situação de rua, sem sair da sala de aula.