“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.” O alerta feito pelo professor alemão Klaus Schwab no livro “A Quarta Revolução Industrial”, publicado em 2016, tornou-se uma verdade incontestável. A era atual, como bem escreveu o fundador do Fórum Econômico Mundial, será diferente de qualquer coisa que a humanidade tenha experimentado até hoje.
Assim como empresas, negócios e pessoas vêm se adaptando ao novo, universidades preocupadas com a qualidade do ensino e a educação do futuro precisam reconfigurar seus modelos educacionais. O Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA é exemplo de que tradição e inovação podem caminhar em perfeita sinergia quando o objetivo é o mesmo: a excelência na formação de jovens profissionais.
De acordo com pesquisas e projeções, o ritmo das transformações, em todas as esferas, está acelerado. Em apenas dez anos, teremos um retrato diferente do atual. Um estudo da Dell Technologies conduzido pelo Institute for The Future mostra que aproximadamente 85% das profissões de 2030 ainda não foram inventadas.
No relatório Futuro do Trabalho, o Fórum Econômico Mundial também prevê que 65% das crianças que entram na escola hoje devem trabalhar em profissões que ainda não existem e, portanto, muitas competências exigidas hoje no mercado de trabalho sofrerão mudanças.
Na avaliação do presidente da Ânima Educação, Marcelo Battistella Bueno, os dados deixam clara a necessidade de uma ação imediata das instituições de ensino superior preocupadas com o futuro de seus estudantes e, por consequência, da sociedade.
“Os conhecimentos e habilidades que vamos passar aos nossos estudantes agora vão fazer toda a diferença para o início de uma carreira daqui a poucos anos. O futuro é agora. O mercado de trabalho não será mais o mesmo, então, o modelo de ensino precisa acompanhar essa evolução. Isso significa olhar, compreender e trazer a tradição e experiência unindo a expertise de décadas de história a conceitos modernos e inovadores de educação para toda a vida”, diz.
Visão para 2025
Uma inevitável e necessária reconfiguração dos modelos de ensino é condição sine qua non para as universidades que levam a qualidade a sério. Como parte do Ecossistema Ânima de Educação, o UNICURITIBA tem uma visão clara de onde quer chegar em 2025.
De acordo com Marcelo Battistella Bueno, o UNICURITIBA, alinhado à filosofia e ao propósito da Ânima Educação - que tem como objetivo transformar o Brasil pela educação - pretende que seu modelo de aprendizagem seja cada vez mais personalizado, com entrega de valor para os alunos ao longo de toda a vida. “Queremos preparar nossos estudantes para o futuro que vier, por meio de experiências transformadoras e baseadas no conhecimento profundo destes estudantes, tendo os educadores e educadoras como diferencial nesta jornada”, explica o presidente.
Para isso, a Instituição aposta em uma ampla estrutura de aprendizagem multidisciplinar, que transmite o senso de pertencimento e defende o protagonismo de seus estudantes, que estão no centro das decisões. Entre as premissas do Centro Universitário estão a potencialização das capacidades humanas, além das habilidades técnicas, e a valorização da diversidade e da pluralidade.
“Queremos criar e estimular uma atmosfera inspiradora, em sintonia com as novas realidades do mundo do trabalho, das habilidades humanas, sociais e éticas, porque entendemos que esse é o jeito de fazer a educação acontecer. Acreditamos que é desta forma que a educação habilitará nossos estudantes para o futuro que, convenhamos, já bate à nossa porta”, reforça Bueno.
Tendências para a educação
As mudanças necessárias à educação superior no Brasil reforçam tendências e abrem janelas de oportunidades. O amadurecimento na relação aluno-professor é uma delas. As inovações oferecidas pelas instituições de ensino, novas metodologias, ferramentas e dinâmicas modernas de aprendizagem também vieram para ficar.
A pesquisa acadêmica, defendem especialistas, deve recuperar o prestígio no país, assim como o envolvimento dos estudantes em projetos de extensão e engajamento em causas sociais. A educação fora das quatro paredes da sala de aula será considerada um importante viés neste novo conceito de formação superior, que passa a valorizar não somente a formação técnica, mas irá estimular as relações humanas, as habilidades pessoais e os conceitos éticos e sociais.
O presidente da Ânima Educação lembra que não há como desconectar o ensino superior deste ‘novo mundo’, desta nova era que estamos experimentando. “O aluno será o grande responsável por sua jornada de conhecimento. Os relacionamentos mudaram, estamos diante de novos hábitos de consumo, as profissões vão se reinventar, é inadmissível imaginar que a educação permaneça estagnada. Somos seres complexos, assim como deve ser a nossa formação”, afirma Marcelo Battistella Bueno.
UNICURITIBA, tradição e olhar para o futuro
Com conceito máximo do MEC (nota 5), o UNICURITIBA completou neste ano sete décadas de trajetória, tendo alcançado importantes e representativos padrões ao longo de sua história, como a criação do primeiro curso particular de Direito do Paraná.
Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Battistella Bueno conta que sempre admirou o UNICURITIBA, seus professores, estudantes e os resultados obtidos pela instituição. “Agora, mais do que nunca, é hora de nos prepararmos para o futuro que vem por aí”, diz.
UNICURITIBA destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Oferece mais de 70 opções de graduação e pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado em Direito, e conta com dois campi à disposição dos universitários e da comunidade.
Desde 2019, faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do país, com aproximadamente 140 mil alunos em oito instituições: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE) e UNICURITIBA (PR), além de atuar na Unisul (SC) em parceria de cogestão. Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, uma filial da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, e o Instituto Ânima.
Seu investimento e aposta no presente têm garantido que 83% de suas Instituições de Ensino Superior alcancem o Índice Geral de Cursos (IGC) máximo, segundo o Ministério da Educação. Para evoluir e levar educação de qualidade para o maior número possível de estudantes no Brasil, a Ânima dá um passo em direção ao futuro, com o olhar no presente, para transformar os desafios atuais em oportunidade.
A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do país, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2019, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360° como a melhor companhia do setor de educação no quesito Governança Corporativa e a segunda melhor na dimensão de Visão de Futuro, do Brasil.