A tecnologia impacta diferentes áreas e a forma como os profissionais atuam, podendo também criar novas oportunidades
A tecnologia impacta diferentes áreas e a forma como os profissionais atuam, podendo também criar novas oportunidades| Foto: Shutterstock
  • Por UNIFATEC
  • 20/12/2021 19:20

Quando escolhemos uma nova profissão para graduação, ou buscamos trocar de área de atuação, as mudanças tecnológicas que acontecem no decorrer dos anos podem afetar muito a carreira e o cargo que desejamos seguir.

O impacto da tecnologia nas profissões é real e o mercado de trabalho está constantemente se reinventando. O que faz com que essas profissões passem por constantes transformações ou até mesmo desapareçam. Em menos de 100 anos, profissões como telefonistas, lanterninhas de cinema, e acendedor de poste de luz desapareceram.

É improvável que a tecnologia e a automação eliminem muitas profissões, mas mudarão como e quais tarefas são realizadas pelos trabalhadores. Outro ponto relevante é que a tecnologia criará oportunidades, por isso é necessário estar atento às mudanças.

As mudanças causadas pela tecnologia

Para entender como a tecnologia impactou as profissões, basta lembrar como funciona a publicidade atualmente e como funcionava há alguns anos. Quem cursou ou pretende cursar Publicidade e Propaganda já sabe que pode atuar em agências de publicidade ou no setor de marketing de empresas. Mas o ramo vem passando por mudanças desde o seu surgimento.

Os primeiros anúncios comerciais surgiram em jornais na Inglaterra em 1650 e, de lá para cá, além da regulamentação das campanhas publicitárias, a maneira como se cria anúncios passou por muitas transformações. A publicidade surgiu com anúncios em jornais, passou para a era da rádio, logo veio a televisão, as mídias de rua (outdoors, panfletos, etc.) e, atualmente, digital. Além disso, novas profissões surgiram dentro dessa área, como gestores de mídias sociais, especialista em sucesso do cliente, analista de SEO e muito mais.

Conheça os cursos da UNIFATEC e esteja sempre atualizado para o mercado de trabalho

É importante que o profissional esteja pronto para se adaptar às novas formas de atuação e possibilidades do mercado.
É importante que o profissional esteja pronto para se adaptar às novas formas de atuação e possibilidades do mercado.| Shutterstock

Outra área que está sempre sendo impactada e se reinventando por meio da tecnologia é a de engenharia civil. Antigamente, para os engenheiros, era muito difícil realizar projetos compatibilizados e que não tivessem desperdícios e retrabalhos, mas com a tecnologia e a implementação de novas ferramentas — como da modelagem 3D e a criação digital de modelos precisos de uma construção — evitam todo o estresse que era realizar um projeto.

Quem trabalha com arquitetura e urbanismo também precisou adaptar-se. Hoje, com as tecnologias, os profissionais mudaram o processo de criação e realização de projetos de maneira muito mais rápida e precisa. Novos recursos, como programas de computador, fizeram com que todo o processo de desenhar manualmente no papel vegetal acabasse e que os projetos sejam realizados com extrema precisão e em três dimensões.

É importante se manter atualizado

Para acompanhar as tendências tecnológicas e não ficar sobrecarregado com os novos recursos, é importante que os profissionais estejam sempre estudando e aprimorando seus conhecimentos. Para os que estão começando sua carreira, é indispensável contar com tutores que entendam as mudanças no mercado de trabalho.

No Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba (UNIFATEC) em Curitiba, os alunos possuem contato direto com os coordenadores dos seus cursos e realizam projetos com o auxílio da equipe acadêmica, o que ajuda a entender melhor como funciona a sua profissão. Seja graduação presencial ou graduação EAD, a UNIFATEC oferece cursos reconhecidos pelo MEC com uma equipe de coordenadores sempre preparada para auxiliar e formar profissionais capacitados.

Acesse o site da UNIFATEC e conheça todas as possibilidades para se tornar um profissional qualificado.