Será que cremar é pecado? Se você está aqui provavelmente deve estar em dúvida se a sua religião vê a cremação como pecado.
Antes de discutirmos esse tópico, vamos entender de onde surgiu essa prática. Há muito tempo, antes da existência das religiões, os homens das cavernas queimavam os cadáveres para não atrair animais aos seus territórios. Com o passar dos séculos, as pessoas adotaram a cremação para outros fins e cada religião tem uma visão diferente sobre ela.
Cremação na visão evangélica
A cremação nas igrejas evangélicas, como a presbiteriana, não é proibida. No entanto, o sepultamento é recomendado, principalmente nas vertentes mais tradicionais e seguidoras do velho testamento.
Católico pode ser cremado?
A igreja católica aceita a cremação. Essa permissão na verdade é recente: o papa Paulo VI autorizou a cremação aos católicos em 1963, desde que o motivo fosse cristão. O sepultamento continua sendo a recomendação padrão e há algumas regras sobre as cinzas de cremação.
Não é permitido guardar as cinzas em casa, dividi-las entre os familiares, torná-las objetos de comemoração ou objetos de joalheria, assim como é proibido jogá-las no mar ou em qualquer outro lugar. Basicamente, as cinzas devem ser mantidas em um lugar sagrado, como o cemitério.
O que diz o espiritismo?
A cremação na visão espírita é bem aceita. É preciso, entretanto, respeitar as primeiras 72 horas da morte antes de cremar o corpo. Segundo a religião, esse é o tempo que o espírito leva para se desvincular do corpo material.
A cremação no islamismo
No islamismo ser cremado é pecado. Para os seguidores, ela é totalmente proibida. Eles acreditam que essa é uma despedida impura. A crença é que para completar o ciclo da vida, o corpo precisa retornar ao solo.
Cremação para o judaísmo
No judaísmo, cremar é pecado também. Apesar dos judeus liberais serem mais favoráveis à cremação, ainda assim não é tão aceito e as cinzas não podem ser enterradas em cemitérios judaicos.
Os judeus ortodoxos são completamente contrários à cremação e consideram isso um insulto a Deus. Na crença judaica, a alma não se liberta até que o corpo tenha se desintegrado. Além disso, eles também levam em consideração todas as vítimas do holocausto que foram assassinadas e cremadas.
Cremação no budismo
O budismo é totalmente a favor da cremação. A maior parte de seus seguidores são cremados e o sepultamento não é tão bem-visto como em outras religiões. As cinzas são mantidas em templos ou em casa.
Antes da cremação e depois, muitas preces são realizadas para que a pessoa complete seu ciclo de vida e morte e alcance o Nirvana.
Leia também: Dicas de como cuidar de idosos.
Prepare-se com um plano funerário
Depois de entender se cremar é pecado segundo algumas religiões, é importante que você escolha um plano funerário que respeite a sua religião e que traga diversos benefícios para você e sua família.
Na Unilutus, você pode escolher entre cremar e sepultar. A empresa tem um crematório próprio em Pinhais e oferece a cremação para todos os dependentes por um valor acessível. A Unilutus também prepara o sepultamento, para que você não tenha que sofrer com burocracias durante um momento delicado.
Conheça os planos da Unilutus!